Associação ACEGIS

LEGO lança blocos e peças em Braille para desenvolver capacidades de crianças cegas e com deficiências visuais


A LEGO Foundation e o Grupo LEGO juntaram-se a várias associações para o desenvolvimento do projeto que pretende conjugar diversão e aprendizagem com os blocos da LEGO.

 

Aprender a ler, a escrever e a construir de uma forma divertida, estimulante e educativa — este é o objetivo dos Braille Bricks, desenvolvido pela LEGO.

 

O conceito por detrás dos Braille Bricks foi proposto pela primeira vez à LEGO Foundation em 2011, pela Associação Dinamarquesa de Cegos, e em 2017 pela Fundação Dorina Nowill para Cegos.

 

A partir daí a ideia foi desenvolvida numa parceria entre a LEGO e várias associações de apoio a pessoas com deficiência visual, em países como a Dinamarca, Brasil, Noruega e Reino Unido.

O grupo LEGO pretende adaptar as clássicas peças coloridas e transformar cada uma numa letra do alfabeto Braille, tornando-se um brinquedo educativo no desenvolvimento de aprendizagem de crianças invisuais ou com deficiências visuais. 

O seu potencial pedagógico foi pensado especialmente para crianças com necessidades especiais, de aprender a ler, a escrever e a construir de uma forma estimulante e educativa, usando um elemento simples e divertido: os famosos blocos da LEGO.

 

“O braille ainda é a única maneira de alfabetizar uma criança com deficiência visual e o LEGO® Braille Bricks é uma ferramenta inovadora, que colabora efetivamente para a aprendizagem inclusiva, envolvendo não só as crianças cegas e com deficiências visuais, mas também os colegas videntes.”

Ika Fleury, presidente do Comité Braille Bricks da Fundação Dorina Nowill para Cegos

Os primeiros protótipos estão a ser testados no Brasil, Dinamarca, Reino Unido e Noruega, para que depois passem a estar disponíveis a todas as crianças do mundo.  A nova linha de blocos deve ser lançada em 2020 e será distribuída gratuitamente em escolas e instituições parceiras do projeto. 

O projeto Braille Bricks foi apresentado dia 24 de abril, na conferência de marcas sustentáveis, em Paris, França.

Artigos em destaque