A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 100 a 140 milhões de mulheres e meninas em todo o mundo foram submetidas a práticas de Mutilação Genital Feminina (MGF).
International Day of Zero Tolerance for Female Genital Mutilation
6 February
Over 140 million girls and women alive today have undergone some form of FGM
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 100 a 140 milhões de mulheres e meninas em todo o mundo foram submetidas a práticas de Mutilação Genital Feminina (MGF).
Todos os anos, mais de 3 milhões de meninas correm o risco de serem submetidas a esta prática. Se as tendências atuais persistirem em 2030 esse número poderá aumentar para cerca de 86 milhões.
A Mutilação Genital Feminina é uma forma grave de violência contra mulheres e crianças e constitui um atentado contra os seus direitos.
Hoje diga «Não à Mutilação Genital Feminina!»
A OMS declarou o dia 6 de fevereiro como o Dia Mundial da Tolerância Zero contra a Mutilação Genital Feminina,(MGF) por considerar uma prática “nociva e uma violação dos direitos básicos das meninas e das mulheres”, apresentando consequências graves que vão desde infeções várias até à morte.
A MGF compreende todos os procedimentos que envolvem a remoção total ou parcial dos órgãos genitais externos femininos ou outros danos aos órgãos genitais femininos por razões não médicas, segundo a definição da Organização Mundial da Saúde.
A MGF é praticada na infância e até aos 15 anos das jovens por razões culturais, religiosas e/ou sociais, constituindo uma forma de abuso de crianças e de violência contra as mulheres e as jovens, com consequências físicas e psicológicas graves a curto e a longo prazo.
Esta prática é uma manifestação de violação dos direitos humanos baseada no género que pretende controlar a sexualidade e autonomia, independência e liberdade da mulher.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde todos os anos, milhões de mulheres e raparigas em todo o mundo são submetidas à prática brutal da mutilação genital feminina e muitas outras correm o risco de sofrer a mesma prática.
Links de Interesse:
http://www.un.org/en/events/femalegenitalmutilationday/index.shtml
Documentos e Relatórios:
Manual – Boas Práticas no Combate à Mutilação Genital Feminina
Good practices in combating female genital mutilation
(Download)
FIM À MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA – Uma Estratégia para as Instituições da União Europeia
Fim à Mutilação Genital Feminina
(Download)
Telefone: (+351) 212 592 663
Intervimos ativamente para a construção e mudança de paradigma da Economia Social e Solidária.
Pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva.