Associação ACEGIS

Norma para Organizações Familiarmente Responsáveis (NP 4522)

A Fundação ”la Caixa” lança um concurso para financiar projetos de investigação com enfoque em temas sociais que se destaquem pela sua excelência e caráter inovador. Candidaturas até 20 de maio.

A conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal está inserida no tema da Responsabilidade Social. No entanto, uma vez que é inexistente uma Norma Europeia ou Internacional que se dedique exclusivamente ao assunto em questão, decidiu elaborar-se uma Norma Portuguesa que servisse de guia para que uma organização se possa afirmar como familiarmente responsável.


Esta norma  vem responder a uma necessidade de orientação das organizações portuguesas para que, na sua estratégia, políticas e práticas, incorporem a conciliação entre o trabalho e a família, incluindo aqui as atividades pessoais.

Esta questão tem vindo a constituir cada vez mais uma preocupação das organizações, na medida em que gera impactes positivos e negativos não só na sua própria atividade e das pessoas que nelas se integram, mas também nas famílias e na sociedade em geral. No que concerne à sociedade, estes impactes são visíveis, designadamente, na composição da população e nos seus níveis de bem-estar, mas também no grau de desenvolvimento económico, ambiental e cultural.

Várias organizações procuram ir além do que está estabelecido na lei, quer por motivos de Ética, quer por motivos de Responsabilidade Social, mas também pela pressão dos trabalhadores, dos consumidores e da opinião pública em geral. As famílias têm, igualmente, vindo a adotar um papel cada vez mais ativo nas organizações, tornando-se verdadeiras partes interessadas.

A gestão equilibrada das vidas profissional, familiar e pessoal, fará com que trabalhador@s invistam cada vez mais o seu potencial em benefício da organização onde trabalham. Assim, esta Norma surge para responder a uma necessidade, cada vez maior, das organizações de disporem de um guia orientador de políticas e práticas familiarmente responsáveis.

A Norma agora editada tem como objetivo disponibilizar orientações às organizações que pretendam incorporar, implementar e disseminar políticas e práticas através de ações coerentes em matéria de conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, assim como avaliar a eficácia das políticas, procedimentos e práticas adotadas nesta matéria.

Reveja aqui a brochura publicada pela APEE no âmbito do evento Organizações Familiarmente Responsáveis | Vida Plena – Conciliar as Vidas.

Saiba mais sobre a norma NP 4522: Norma para Organizações Familiarmente Responsáveis no site do IPQ.

Destaques

Equilíbrio entre a vida profissional e familiar para todos/as

Ainda não recebe a nossa newsletter?

Receba as nossa notícias e artigos no seu e-mail. Fique a par das nossas novidades.

Join 16.636 other subscribers

Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

Todos os Direitos Reservados.

Telefone: (+351) 212 592 663

Intervimos ativamente para a construção e mudança de paradigma da Economia Social e Solidária.

Pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva.

Partilhar

Like this:

%d bloggers like this: