Associação ACEGIS

“Há profissionais da pobreza em Portugal”, alerta Isabel Jonet

 

Os problemas sociais e em particular a questão da pobreza e exclusão social são problemas complexos que não podem ser vistos, e muito menos estereotipados, da forma simplista através deste novo conceito de Isabel Jonet: “profissionais da pobreza”.

 


 

O combate à pobreza, à exclusão social e às desigualdades sociais são questões complexas e profundas: as elevadas taxas de desemprego, a precariedade laboral, o desmantelar do Estado Social, dos direitos dos trabalhadores e da proteção social.

Mais do que procurar culpados(as) entre os “profissionais da pobreza” devemos questionar e exigir a adoção de medidas e reformas estruturais que têm de ser implementadas para solucionar o flagelo social que realmente assola a Europa e Portugal: o desemprego e as desigualdades sociais.

Portugal é um dos três países europeus com maiores desigualdades sociais. O aumento constante da desigualdade e o fosso salarial entre ricos e pobres, o aumento da taxa de pobreza para 18,7% e a levadas taxa de desemprego  em Portugal (14,1%), são problemas estruturais que exigem resposta.

É necessário restaurar as bases para a criação de riqueza e de emprego através de medidas, políticas e programas sólidos, ativos e coerentes no reforço de uma cidadania ativa e inovadora. 

A ACEGIS considera que este tipo de estereótipos, são perigosos e conducentes a uma maior marginalização de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, para a qual não existe resposta, seja do Estado ou das próprias instituições e organizações  sociais.

É necessário, mudar a regra do capitalismo, dos mercados, das desigualdades, da discriminação e dos estereótipos, pela regra da cidadania, da igualdade e da justiça social. Acima de tudo, é necessário tratar as pessoas como pessoas. Só assim, teremos os alicerces de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva.

 

 

por, Susana Pereira

Fundadora e Presidenta Executiva da ACEGIS


 

Artigos Relacionados

Ainda não recebe a nossa newsletter?

Receba as nossa notícias e artigos no seu e-mail. Fique a par das nossas novidades.

Join 16.662 other subscribers

Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

Todos os Direitos Reservados.

Telefone: (+351) 212 592 663

Intervimos ativamente para a construção e mudança de paradigma da Economia Social e Solidária.

Pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva.

Partilhar

Like this:

%d bloggers like this: