Associação ACEGIS

Inclusão pela Arte | Elmano Sancho apresenta no Teatro da Comuna Misterman, de 18 a 27 de setembro

Elmano Sancho apresenta MISTERMAN, de Enda Walsh | 18 a 27 de Setembro, Teatro da Comuna

Projeto apoiado pela DGArtes em co-produção com os Artistas Unidos.  

A ACEGIS enquanto parceria do projeto apoia a Inclusão e Cidadania Ativa pela Arte, vai realizar no próximo dia 23 de Setembro duas ações de sensibilização com o ator e encenador Elmano Sancho,   Misterman – Inclusão Pela Arte. | Inicio às 14 Horas – Lisboa  (Telheiras)

Rua R. Hermano Neves 18 | Piso 3, Escritório 7 

Inscrições Gratuitas + Bilhete para assistir à peça no dia 25 de Setembro, 21.30.

Misterman - Elmano Sancho

.

Elmano Sancho estreia amanhã, dia 18 a sua primeira encenação:  “MisterMan”, de Enda Walsh, na Sala 1, do Teatro da Comuna – 21H30

.

O espetáculo estará em cena de 18 a 27 setembro, todos os dias às 21.30.

Misterman aborda a problemática da solidão, isolamento e e exclusão social, de um homem de 33 anos, vive com a mãe incapacitada numa aldeia chamada Inishfree.

Thomas, vive só, fechado, marginalizado, num espaço insalubre, no meio de detritos industriais, apenas com alguns objetos indispensáveis: a farda do pai e gravadores antigos de fita magnética. Por ser diferente, é ridicularizado e marginalizado pela comunidade.

A inclusão social através das artes, da cultura e do teatro, é um instrumento ativo e inovador na promoção de uma cidadania ativa que valorize a participação cívica e  sensibilização para a  problemática da solidão, discriminação e exclusão social. 

No próximo dia  23 de Setembro, pelas 14H,  a ACEGIS vai realizar duas ações de sensibilização com o ator e encenador Elmano Sancho,   Misterman – Inclusão Pela Arte.

O objetivo é partilhar a experiência artística junto de instituições  sociais e pessoas que são confrontadas com a discriminação, marginalização e de isolamento social e refletir sobre a sua interpretação através da arte.

Estas ações  destina-se a técnicos (as) e beneficiários (as) de entidades sem fins lucrativos que atuem na área da inclusão e solidariedade social, designadamente IPSS, Misericórdias, ONG, Cooperativas de Solidariedade Social.

Cada praticante irá receber gratuitamente um bilhete para assistir à peça no Teatro da Comuna  no 25 de Setembro, 21.30.

As inscrições são gratuitas, mas limitadas aos lugares existentes. Podendo ser efetuadas por marcação telefónica  217 527 016 ou  por e-mail: geral.acegis@gmail.com

No final do Projeto será elaborado um  Referencial de Leitura: “Manual de Cidadania Misterman”, que será disseminando a nível nacional tendo por objetivo a sensibilização e prevenção do fenómeno da exclusão social, discriminação e promoção dos valores da igualdade de oportunidades e igualdade de género, tendo por base o monólogo em cena.

.

«Olho para baixo, para Inishfree. Vejo a sua alma branca, pura, ser manchada pelo mau. Vejo a bondade a ser escorraçada dos rostos das pessoas. Mas o anjo bom vai fazer com que isso mude. A minha luz brilhante de bondade vai fazer o puro crescer de novo. E Deus coloca a sua mão à volta do meu ombro. E eu e Deus sorrimos e olhamos para baixo, para Inishfree.”Vai ser um lugar tão bonito, Senhor, um lugar tão bonito”.» Enda Walsh, Misterman

.

Elmano Sancho

Nomeado para os Globos de Ouro em três anos consecutivos na categoria de Melhor Actor de Teatro: em 2011 com a peça Não se brinca com o Amor, em 2012 com o monólogo Herodíades e em 2013 com a peça A Estalajadeira. O ator foi ainda nomeado pela revista TimeOut como melhor Actor em 2012 (Herodíades).

Considerado pela crítica e pelo público um dos melhores actores da sua geração, acaba de ganhar uma Bolsa da Fundação Gulbenkian para Valorização e Especialização no Estrangeiro.