25 de novembro

Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

Violência Contra as Mulheres

O Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) através da Resolução n.º 54/134, de 17 de dezembro de 1999.

Pretende-se, neste dia, em particular, alertar a sociedade para as diversas formas de violência exercida contra as mulheres, as suas consequências psicológicas, sociais e económicas, não só para as vítimas, como para as suas famílias e comunidade.

«É necessário travar uma luta contra o preconceito, estereótipos e tabus, que contribuem para difundir uma visão de subalternidade da mulher e, desse modo, legitimar a violência.» 

Associação ACEGIS

A violência contra as mulheres, na qual se incluem crimes que as afetam de forma desproporcionada, como a agressão sexual, a violação e a «violência doméstica», é uma violação dos direitos fundamentais das mulheres em matéria de dignidade, igualdade e acesso à justiça. O seu impacto não se circunscreve às vítimas diretamente envolvidas, afetando também as famílias e a sociedade no seu conjunto. 

Estima-se em 13  milhões o número de mulheres na União Europeia que sofreram violência física  e em 3,7  milhões o número de mulheres que sofreram violência sexual.

Uma em cada três mulheres (33%) foi vítima de violência física e/ou sexual desde os 15 anos de idade.

 

 

  • Dados do Relatório FRA -Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia (2014)

 

 

Recomendamos!

Ainda não recebe a nossa newsletter?

Receba as nossa notícias e artigos no seu e-mail. Fique a par das nossas novidades.

Junte-se a 16.163 outros subscritores

%d bloggers like this: