Glass Ceiling: a Lacuna nas Políticas de Conciliação trabalho-família
Work Culture’s Toll on Families and Gender Equality
«The biggest obstacle to women in joining the highest ranks of the business world is a lack of family-friendly policies.»
«O maior obstáculo para as mulheres acenderem aos mais altos escalões no mundo dos negócios é a falta de política de conciliação trabalho-família.» The New York Times
Leia aqui a Notícia do The New York Times
.
Medidas para facilitar a conciliação entre a vida laboral e familiar são indispensáveis para o alcance dos avanços na promoção da igualdade de género no trabalho e emprego.
A Convenção da OIT sobre trabalhadores e trabalhadoras com responsabilidades familiares (nº 156) e a Recomendação relacionada (nº 165), ambas de 1981, consideram que para combater a discriminação relacionada com as responsabilidades familiares, é necessário, uma mudança nos papéis tradicionalmente atribuídos a homens e mulheres na sociedade e no seio da família.
Essa mudança apenas é possível com a implementação prática de políticas de conciliação trabalho-família nas empresas.
Não obstante as políticas para a igualdade, o efeito de glass ceiling continua a ser uma realidade na nas principais empresas e cargos de direção.
«A participação das mulheres em igualdade na tomada de decisão política qualifica a democracia e promove o desenvolvimento». Plataforma de Ação de Pequim (1995)