- geral.acegis@gmail.com
- (+351) 212 592 663
Artigo Associação ACEGIS
«O direito ao trabalho é condição essencial à efetivação da igualdade de direitos, a independência económica e a realização profissional, pessoal e social das mulheres é essencial na construção de umas sociedades mais justa, igualitária e desenvolvida.»
Susana Pereira, Fundadora da Associação ACEGIS
Equal Pay, It’s about Time!
As mulheres continuam a estar sobre-representadas nos sectores com salários mais baixos e sub-representadas nos cargos de decisão e nos conselhos de administração.
A participação equilibrada de homens e mulheres no poder e tomada de decisão, política e económica é reconhecida como um requisito da democracia igualitária e como um contributo para desenvolvimento sustentável.
Estima-se que em média, o valor das reformas das mulheres seja inferior em 39% do que a dos homens, aumentado o risco de pobreza da mulher na terceira idade.
A situação precária das mulheres idosas é uma consequência direta da disparidade salarial. Como consequência direta as mulheres auferem reformas e pensões mais baixas e estão mais expostas ao risco de pobreza.
A Igualdade entre mulheres e homens é uma questão de igualdade de direitos, oportunidade e justiça social.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) prevê que a igualdade de remuneração entre homens e mulheres só será atingida em 2086. As mulheres ganham em média menos 23% do que os homens.
Na União Europeia (UE) a diferença salarial é de 16,4%. A UE poderia ver o seu PIB aumentar 12 % se existisse uma verdadeira Igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho.
.
Se a tendência atual prosseguir, será necessário esperar até 2086 para que mulheres e homens aufiram salários equivalentes.
.
Em Destaque
Telefone: (+351) 212 592 663
Intervimos ativamente para a construção e mudança de paradigma da Economia Social e Solidária.
Pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva.