Uma inciativa da Associação Cuidar Solidário
Acaba de ser lançado o banco do medicamento em Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda.
Um Projeto piloto visa garantir o direito de acesso a cuidados de saúde da população idosa mais carenciada.
Lançado a 28 de abril, o Banco do Medicamento é uma iniciativa da Associação Cuidar Solidário, uma plataforma solidária que visa ajudar os idosos com graves carências económicas a adquirir os seus medicamentos.
Através do Banco do Medicamento, a Associação Cuidar Solidário pretende proporcionar aos reformados e pensionistas a partir dos 65 anos, em comprovada situação de carência económica grave e residentes em território nacional, uma ajuda para a aquisição de medicamentos comparticipados pelo SNS (sujeitos a receita médica).
O projeto piloto iniciou em Vila Nova de Foz Côa e Alvito, estando a decorrer contactos com outros municípios, e pretende financiar os medicamentos dos mais carenciados.
O acesso ao Banco do Medicamento está dependente da condição económica do utente e do seu agregado familiar. Os utentes integrados no Banco do Medicamento podem obter a sua medicação por duas vias:
1- Cedidos gratuitamente no âmbito das existências relativas a medicamentos que foram doados pela indústria farmacêutica.
2- Adquiridos nas farmácias por um valor residual.
Para saber mais, faça download do Guia de Acesso ao Programa.
A Associação Cuidar Solidário está a constituir parcerias com Câmaras Municipais, indústria farmacêutica, empresas privadas e outras instituições. Saiba como pode apoiar esta iniciativa.
Para mais informações consulte a página do Banco do Medicamento aqui.
As candidaturas ao Programa Mais Ajuda já estão abertas e encerram a 28 de fevereiro. Se tem um projeto inovador de impacto social e de apoio a idosos, candidate-se aqui.
Telefone: (+351) 212 592 663
Intervimos ativamente para a construção e mudança de paradigma da Economia Social e Solidária.
Pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva.