Associação ACEGIS

Estados Unidos abandonam Conselho de Direitos Humanos da ONU

Artigo ACEGIS | Estados Unidos abandonam Conselho de Direitos Humanos da ONU

No ano em que assinalamos aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos humanos, o abandono dos Estados Unidos do Conselho de Direitos Humanos da ONU representa um retrocesso na defesa e garantida da universalidade da igualdade de direitos a todos os seres humanos.

Os Estados Unidos abandonaram o Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU). A decisão foi anunciada esta terça-feira pelo secretário de Estado Mike Pompeo e pela embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, Nikki Haley.

Os EUA justificam a saída com uma alegada política de “preconeceito crónico contra Israel” por parte do Conselho dos Direitos Humanos da ONU.

Nikki Haley criticou ainda a presença no órgão de países acusados de violação dos Direitos Humanos, como a China, Cuba e Venezuela.

“Terminamos aqui a nossa adesão ao Conselho de Direitos Humanos, uma organização que não merece o nome que tem”, Nikki Haley embaixadora norte-americana nas Nações Unidas.

O Conselho de Direitos Humanos é parte integrante de um sistema internacional que ajuda a proteger os direitos e valores fundamentais.

A retirada dos EUA envia uma sinal preocupante quando os diretos humanos estão sob ataque em quadrantes diferentes e em todo o mundo. Ao transmitir a mensagem de que podemos ignorar as decisões e recomendações do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas em função de interesses económicos, sociais e/ou políticos.

Esta decisão é particularmente preocupante no momento em que os Estados Unidos ignoram o sofrimento de migrantes, refugiados e de crianças detidas e separadas dos seus pais na fronteira entre os EUA e o México.

Estes factos colocam ainda mais em evidencia a necessidade e a importância de mecanismos internacionais na defesa dos direitos e da dignidade do ser humano.

<p><span style="color: #000000;">A defesa dos direitos humanos enquanto valores universais são os alicerces da sociedade do século XXI e um reflexo de quem somos.</span></p> <p> </p> <p><span style="color: #000000;">No ano em que assinalamos aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos humanos, o abandono dos Estados Unidos do Conselho de Direitos Humanos da ONU representa um retrocesso na defesa e garantida da universalidade da igualdade de direitos a todos os seres humanos.</span></p> <p> </p> <p> </p> <p><span style="color: #000000;">Lembrar o passado significa aprender com os erros. Significa que podemos reescrever a história <span class="highlightNode">de</span> todos aqueles e aquelas que precisam <span class="highlightNode">de</span> nós, hoje e agora.</span></p> <p> </p> <p><span style="color: #000000;">Rejeitando o <span class="highlightNode">discurso</span> do <span class="highlightNode">ódio</span>, da xenofobia e do preconceito. Defendendo o direito universal, <span class="highlightNode">de</span> viver em igualdade, sem discriminação, respeitando a dignidade e os direitos humanos.</span></p> <p> </p> <p><span style="color: #000000;"><strong>Como humanidade temos a obrigação de garantir a universalidade da igualdade de direitos e da igualdade de oportunidades enquanto valores fundamentais.</strong></span></p> <p> </p> <p> </p> <h6 style="text-align: center;">Susana Pereira</h6> <h6 style="text-align: center;">Fundadora da Associação ACEGIS</h6>
Subscreva a nossa newsletter e receba no seu email toda as nossas notícias e artigos.


FIQUE A PAR DAS NOSSAS NOTÍCIAS! 

Newsletter ACEGIS

Join 18K other subscribers
Ao clicar em “Subscrever”, está a aceitar a nossa política de privacidade.

Associação ACEGIS - ONGD

Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

Consulte a nossa Política de Privacidade. © ACEGIS, direitos reservados.