Associação ACEGIS

Espanha. Grupo ‘La Manada’ libertado sob fiança de seis mil euros

Espanha. Grupo 'La Manada' libertado sob fiança de seis mil euros

Esta quinta-feira o Tribunal de Navarra decretou que os cinco homens seriam libertados, na condição de pagarem, cada um, uma caução de seis mil euros.

O grupo de cinco homens conhecidos como La Manada (A Manada) foi esta sexta-feira libertado sob caução.

O Tribunal de Navarra decretou que os cinco homens seriam libertados, na condição de pagarem, cada um, uma caução de seis mil euros. Os cinco membros do grupo conhecido por La Manada, tinham sido condenados a nove anos de prisão por terem abusado sexualmente e em grupo de uma mulher durante as festas de San Fermín de 2016.

O crime sexual aconteceu na madrugada do dia 7 de Julho de 2016, quando uma jovem de 18 anos foi alvo de uma violação colectiva.

Os cinco homens utilizaram telemóveis para filmar a violação da jovem. O vídeo da agressão foi trocados pelos cinco num grupo de Whatsapp, a que chamaram La Manada. Entre os cinco envolvidos, está um militar e um guarda civil.

Já em abril, a decisão de não condenar os agressores pelo crime de violação provocou uma vaga de manifestações em toda a Espanha.

A notícia desencadeou de novo reações de indignação em toda a Espanha, sob o mote: “Se ‘La Manada’ sai para a rua, nós também saímos”.

<p><span style="color: #000000;"><strong>Infelizmente continuamos a identificar decisões judiciais que desvalorizam a violência contra as mulheres e que têm o efeito perverso na descrença do sistema judicial que deve proteger as vítimas.</strong></span></p> <p><span style="color: #000000;">A descrença no sistema judicial e nos tribunais, onde procuramos a aplicação justa e imparcial da lei, é particularmente prejudicial, uma vez que traz consigo o efeito dissuasor na apresentação de queixa por parte das vítimas de violência face à impunidade dos agressores.</span></p> <p> </p> <p><span style="color: #000000;">Cada vez que a justiça falha, estamos a validar uma série de preconceitos e estereótipos de género.</span></p> <p><span style="color: #000000;"><strong>Cada vez que a justiça falha, estamos a reconhecer, a aceitar, a desculpabilizar, a normalização da violência contra as mulheres.</strong></span></p> <h6></h6> <h6 style="text-align: center;">Susana Pereira</h6> <h6 style="text-align: center;">Fundadora da Associação ACEGIS</h6>
Subscreva a nossa newsletter e receba no seu email toda as nossas notícias e artigos.


FIQUE A PAR DAS NOSSAS NOTÍCIAS! 

Newsletter ACEGIS

Join 18K other subscribers
Ao clicar em “Subscrever”, está a aceitar a nossa política de privacidade.