Associação ACEGIS

Transformando o mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

Uma agenda única, universal e transformadora em benefício de todos/as, para a geração atual e para as gerações futuras.

 

Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

 

O ano de 2015 ficará na história como um marco na definição de uma agenda universal com vista à erradicação da pobreza e ao desenvolvimento económico, social e ambiental à escala global.

 

Aprovada na Cimeira das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável realizada em Nova Iorque, em 26-27 de setembro de 2015, trata-se de um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade, estabelecendo um conjunto de 17 objetivos – os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – e de 169 metas a ser alcançados, por todos os países, até 2030.

Todos os países, tanto desenvolvidos como em desenvolvimento, partilham a responsabilidade de alcançar os ODS e integrar de forma equilibrada as três dimensões do desenvolvimento sustentável – económica, social e ambiental.

A Agenda 2030 reflete pela primeira vez o consenso alargado da comunidade internacional em erradicar a pobreza e em apoiar o desenvolvimento sustentável, desafios que afetam as condições de vida das gerações atuais e futuras.

Os desafios que afetam as condições de vida atuais e futuras constituem um compromisso comum de participação e cooperação de todos/as.

 

Está nas nossas mãos construir sociedades pacíficas, justas e inclusivas. Defensoras dos direitos humanos, da igualdade de género e que assegurem a proteção duradoura e sustentável do planeta e dos recursos naturais.

Uma agenda única, universal e transformadora em benefício de todos/as, para a geração atual e para as gerações futuras.
Nenhum país ou região pode alcançar o progresso e desenvolvimento económico enquanto deixar de fora uma parte significativa da sua população. Ninguém pode ser deixado/a para trás.

 

Em 2030, o mundo será um lugar melhor se alcançarmos os objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030.

 

Susana Pereira, Fundadora da Associação ACEGIS

 

Partilhar

Like this:

Like Loading...
%d bloggers like this: