- geral.acegis@gmail.com
- (+351) 212 592 663
As mulheres rurais representam mais de um terço da população mundial
"Infra-estrutura sustentável, serviços e proteção social para a igualdade de género e o empoderamento de mulheres e meninas rurais" é o lema de 2018 para assinalar o Dia Internacional da Mulher Rural, a 15 de Outubro.
"O empoderamento de mulheres e meninas rurais é essencial para construir um futuro próspero, equitativo e pacífico para todos num planeta saudável". – António Guterres, Secretário Geral das Nações Unidas
Dia Mundial da Mulher Rural, 15 de outubro
Hoje celebra-se o Dia Mundial da Mulher Rural, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) a 15 de outubro de 1995, pretende elevar a consciência mundial sobre o papel da mulher.
As mulheres rurais representam mais de um terço da população mundial e são afetadas de forma desproporcional pela pobreza e insegurança alimentar.
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) as mulheres constituem cerca de 43% da mão-de-obra agrícola nos países em desenvolvimento.
Elas representam uma proporção substancial da força de trabalho agrícola e desempenham a maior parte do cuidado não remunerado e do trabalho doméstico nas famílias das áreas rurais: executam tarefas intensas, trabalham longas horas e informalmente, são mal remuneradas, têm pouca proteção social ou segurança.
Nas economias baseadas fundamentalmente na agricultura, as mulheres rurais chegam a representar mais de 70% da força de trabalho.
A igualdade de oportunidades para homens e mulheres é condição prévia para uma política de desenvolvimento rural bem sucedida e para o crescimento sustentável das zonas rurais.
É essencial promover a participação das mulheres em todos os domínios da economia rural para que possam contribuir e beneficiar do desenvolvimento sustentável.
por Susana Pereira
Fundadora da Associação ACEGIS
Artigos Relacionados
Todos os Direitos Reservados.
Telefone: (+351) 212 592 663
E-mail: geral.acegis@gmail.com
Intervimos ativamente para a construção e mudança de paradigma da Economia Social e Solidária.
Pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva.