FCT lança site sobre emprego científico
A FCT lançou o site maisciencia.fct.pt, que irá reunir a informação disponível sobre o financiamento atribuído pela Fundação no âmbito do programa Estímulo ao Emprego Científico.
O site permite conhecer projetos e investigadores/as de instituições de todo o país e explorar como contribuem para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
É também possível pesquisar temas específicos e conhecer as contribuições das diferentes áreas científicas.
site maisciencia.fct.pt
O site, em permanente atualização, reúne para já a informação referente aos 500 investigadores/as selecionados/as no âmbito do Concurso Estímulo ao Emprego Científico — Individual (CEEC Individual) e aos 1.600 projetos selecionados no Concurso de Projetos de I&D em todos os domínios científicos 2017, no âmbito dos quais serão financiados contratos de emprego científico de doutorados.
À medida que a FCT for recebendo os detalhes sobre os 400 investigadores/as contratados/as na sequência do Concurso Estímulo ao Emprego Científico – Institucional e os quase 2.000 investigadores/as contratados/as ao abrigo da norma transitória, essa informação irá sendo também disponibilizada.
O site permite conhecer projetos e investigadores/as de instituições de todo o país e explorar como contribuem para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. É também possível pesquisar temas específicos e conhecer as contribuições das diferentes áreas científicas. No futuro será também evidenciada a articulação dos diferentes investigadores e projetos em torno das Agendas Temáticas de Investigação e Inovação.
A ligação deste site às plataformas CIÊNCIAVITAE e CIÊNCIA ID dará acesso a uma informação ainda mais completa sobre um determinado investigador/a.
O site foi apresentado na primeira sessão Mais Ciência Melhor Sociedade, realizada em Lisboa no dia 31 de outubro. Esta foi a primeira de uma série de sessões nas quais é apresentada a atividade científica em curso por novos investigadores no âmbito do CEEC Individual, bem como os planos de emprego científico selecionados no concurso Estímulo ao Emprego Científico — Institucional, no âmbito do qual estão agora a ser abertos os primeiros concursos.