Publicação em Diário da República da Resolução que recomenda ao governo medidas de promoção da igualdade remuneratória entre homens e mulheres
Foi esta quarta-feira, dia 20 de março, publicada em Diário da República a Resolução da Assembleia da República n.º 40/2019 que recomenda ao Governo medidas de promoção da igualdade remuneratória entre homens e mulheres.
O projeto de resolução visa identificar os setores de atividade onde se verifica uma maior incidência de desigualdades salariais e reforçar a fiscalização das relações laborais.
a) Proceda a um levantamento integral das desigualdades salariais entre mulheres e homens, nos setores público e privado, com vista a apurar, nomeadamente:
i) Os setores de atividade onde se verifica uma maior incidência de desigualdades salariais;
ii) O impacto do novo modelo de valorizações remuneratórias dos trabalhadores em funções públicas na evolução das disparidades salariais no setor público;
iii) A avaliação objetiva dos postos de trabalho e dos sistemas de classificação.
b) Desenvolva medidas de combate efetivo às disparidades salariais e assegure a adoção de medidas que promovam a transparência das remunerações e das práticas salariais, com vista à eliminação das desigualdades salariais entre homens e mulheres, nomeadamente:
i) Promova ações de sensibilização dirigidas a empregadores e trabalhadores para sensibilizar para a igualdade de remuneração, com a criação de programas específicos, campanhas publicitárias, brochuras ou cartazes, esclarecendo a legislação relativa a igualdade entre homens e mulheres e, em especial, as disposições em matéria de igualdade de remuneração e explicando a diferença entre trabalho igual e trabalho de igual valor;
ii) Discuta com os parceiros sociais a possibilidade de adoção pelas empresas de planos de igualdade, que podem ser elaborados em colaboração com os representantes dos trabalhadores, com uma análise das tarefas realizadas e dos salários auferidos por homens e mulheres, a definição de medidas para combater as diferenças salariais e a avaliação do seu impacto;
iii) Estude soluções técnicas de utilização de informação disponibilizada no Relatório Único para combater as disparidades salariais, que não impliquem o aumento de custos e de burocracia para as empresas;
iv) Reforce a fiscalização das relações laborais, assegurando a observância da legislação pelas entidades empregadoras no que diz respeito ao cumprimento da igualdade remuneratória entre homens e mulheres.
Eurostat, 2016
Disparidades salariais entre homens e mulheres
Campanha ACEGIS: Nem mais, nem menos. É tempo de #IgualdadeReal
Milhões de mulheres e raparigas exigem o fim das desigualdades, da discriminação pelo simples facto de terem nascido do sexo feminino. Nem mais, nem menos. É tempo de igualdade real.
Associação ACEGIS
A Associação ACEGIS reconhece-se enquanto entidade de referência nas áreas estratégicas da cidadania, inclusão, igualdade de género, empreendedorismo e inovação social.
Siga-nos nas Redes Sociais
Recomendamos!
Licença Parental: Governo quer aumentar licença de parentalidade do pai para 20 dias úteis
Governo quer aumentar licença de parentalidade do pai para 20 dias úteis e alargar para um mês do acompanhamento de filhos recém-nascidos internados. O pai passará obrigatoriamente a gozar 20 dias úteis de licença e terá ainda direito a mais 5 dias facultativos.
Governo lança Programa para a conciliação da vida profissional, pessoal e familiar
Governo lançou, esta quarta-feira, o Programa para a Conciliação da Vida Profissional, que tem como objetivo promover um maior equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar, como condição para uma efetiva igualdade entre homens e mulheres, permitindo a realização de escolhas livres em todas as esferas da vida.
Lei da Igualdade Salarial entre homens e mulheres entra hoje em vigor
Com a entrada em vigor da nova lei passa ser obrigatório assegurar a existência de uma política remuneratória transparente e que assegure a igualdade salarial entre a homens e mulheres.
Aprovada Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação 2018-2030 «Portugal + Igual
A Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação define orientações e medidas, a seguir até 2030, de política pública nos domínios da igualdade entre mulheres e homens, da prevenção e combate à violência contra as mulheres, violência doméstica e discriminação em razão da orientação sexual, da identidade de género e características sexuais.
Jogo Educativo - Cidadania 4 KIDS!
O Jogo Educativo – Cidadania 4Kids é um jogo educativo que foi pensado em desenvolver de uma forma lúdica competências e conhecimentos tendo como referência os valores da cidadania, da igualdade, da liberdade, dos direitos humanos, da tolerância e da paz.
São jogos, quebra-cabeças, puzzles, sudokus e mais, muito mais!
Uma forma divertida de aprender Cidadania, Ambiente, Direitos Humanos e os Direitos da Criança.
Jogo produzido e desenvolvido pela Associação ACEGIS, sem qualquer apoio empresarial ou financiamento. Apenas a nossa vontade de mudar o mundo!