Quase 91 mil pessoas receberam a Prestação Social para a Inclusão (PSI) em março, 90% das quais com direito ao montante máximo. O anúncio foi feito pela Secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.

«Estes 90 mil beneficiários, em cerca de 90% dos casos, correspondente a 84 mil pessoas, estão presentemente a auferir a componente máxima desta prestação, ou seja, 273,39 euros», disse Ana Sofia Antunes.

A Secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, anunciou que quase 91 mil pessoas receberam a Prestação Social para a Inclusão (PSI) em março, 90% das quais com direito ao montante máximo.

 

Segundo dados oficiais, e contabilizando já parte do mês corrente, existem 90724 beneficiários da PSI, «uma medida claramente inovadora em todo o sistema de prestações em Portugal», congratulou-se a Secretária de Estado, no encerramento da conferência «Participação política e cidadania das pessoas com deficiência», em Lisboa.

Sublinhando que o Governo defende, «de forma acérrima», os direitos das pessoas com deficiência, a Secretária de Estado referiu que, mesmo os remanescentes 10% dos beneficiários da PSI recebem, em média, 263,40 euros por mês, um valor próximo do teto máximo desta prestação.

No que diz respeito ao complemento da Prestação Social para a Inclusão (um valor que se soma à primeira parte desta prestação), e que visa o combate à pobreza entre as pessoas com deficiência, Ana Sofia Antunes lembrou que foi aprovada recentemente a portaria que regulamenta o cálculo deste valor, adiantando também que a Segurança Social já recebeu 25 mil requerimentos de candidaturas a esta verba, quatro mil dos quais já estão aprovados e vão começar a ser pagos em abril.

 

Associação ACEGIS

A Associação ACEGIS reconhece-se enquanto entidade de referência nas áreas estratégicas da cidadania, inclusão, igualdade de género, empreendedorismo e inovação social.

Recomendamos!

Complemento da Prestação Social para a Inclusão pode ser requerido a partir de segunda-feira

Apoio destinado a famílias com carências económicas pode chegar aos 431 euros por mês, o Governo prevê que a medida vá beneficiar cerca de 86 mil pessoas.

Governo apresenta medidas de apoio ao cuidador/a informal

O Governo apresentou na sexta-feira, dia 15 de fevereiro, uma proposta de lei com medidas de apoio ao cuidador informal, que irá funcionar através de projetos-piloto em todo o país, a serem avaliados ao fim de um ano.

Parlamento aprova projecto de lei que impõe quotas de emprego para pessoas com deficiência no sector privado

O parlamento aprovou, em votação final global, o projeto de lei do BE e do PS que impõe quotas de emprego para pessoas com deficiência no setor privado, em empresas a partir dos 75 trabalhadores/as.

Passaporte português vai ser o primeiro da UE com grafia braille

O Passaporte eletrónico português vai incluir uma vinheta em braille, uma medida inovadora na União Europeia que permitirá aos cidadãos com deficiência visual identificar nome, número e data de validade do documento.

%d bloggers like this: