Governo lança nova medida para promover o emprego dos jovens e desempregados de longa duração
2 anos agoAs empresas que contratem simultaneamente e sem termo jovens desempregados/as à procura do primeiro emprego e desempregados de longa duração vão dispor de um novo estímulo que combina apoios financeiros à contratação com redução das contribuições.
Novo estímulo combina apoios financeiros à contratação com redução das contribuições.
O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social lança uma medida de apoio à contratação simultânea e sem termo de jovens desempregados/as à procura do primeiro emprego e desempregados de longa duração (DLD) com 45 anos ou mais, respeitando a condicionante de criação líquida de emprego.
A medida, no âmbito do chamado Contrato-Geração, consiste numa combinação dos apoios financeiros à celebração de contratos de trabalho permanente o acesso ao regime de redução parcial ou isenção total do pagamento de contribuições da segurança social por parte da entidade empregadora.
Com uma taxa de desemprego global de 6,7% (4.º trimestre de 2018), o desemprego jovem desceu também significativamente mas está ainda perto dos 20%, e há ainda mais de 145 mil desempregados/as de longa duração inscritos nos serviços do IEFP.
Reforçar de modo muito significativo os apoios à contratação de jovens e desempregados de longa duração;
Reforçar a focalização das medidas ativas de emprego nos jovens e desempregados de longa duração, que já representam atualmente cerca de 60% dos destinatários da medida;
Estimular a capacidade do mercado de emprego de continuar a crescer com base num crescimento inclusivo, estimulando a integração de diferentes gerações e a contratação nos segmentos em que a empregabilidade é tradicionalmente mais difícil.

Ao assentar na possibilidade de combinação de apoios já existentes, a medida Contrato-Geração não só reforça os apoios como torna mais eficiente a utilização dos recursos disponíveis.
O Governo dá assim cumprimento ao objetivo estratégico de alinhar todos os instrumentos de política pública de incentivo à criação de emprego com os princípios da focalização e da seletividade dos apoios, em particular concentrando os apoios das políticas ativas nos contratos sem termo, e nos jovens e desempregados/as de longa duração.
A combinação dos apoios, e consequente reforço das verbas recebidas pelas entidades empregadoras, só é possível quando pelo menos um jovem e um desempregado de longa duração forem contratados no prazo máximo de 6 meses.
O Contrato-Geração arranca na próxima segunda-feira, 15 de abril, data em que começa o novo concurso do Contrato-Emprego, também ele com novas regras e com acesso mais flexível por parte das entidades empregadoras.

Associação ACEGIS
A Associação ACEGIS reconhece-se enquanto entidade de referência nas áreas estratégicas da cidadania, inclusão, igualdade de género, empreendedorismo e inovação social.
Siga-nos nas Redes Sociais
Recomendamos!

Abertura do primeiro período de candidatura aos estágios profissionais do IEFP
Decorre até 15 de julho de 2019 a primeira fase de de candidaturas à medida Estágios Profissionais do IEFP. Com uma dotação orçamental de 75 milhões de euros, prevê-se apoiar cerca de 14.400 estágios.

Abertura de cinco novas linhas de Financiamento dos EEA Grants Portugal
Encontra-se abertas cinco candidaturas para financiamento no âmbito do Programa Conciliação e Igualdade de Género dos EEA Grants Portugal.

Abertura de candidaturas à Medida Contrato-Emprego
A abertura do período de candidaturas à Medida Contrato-Emprego irá decorrer entre as 9h00 do dia 15 de abril e as 18h00 do dia 20 de julho de 2019.

Fundação ”la Caixa”. Concurso Incorpora Portugal 2019
Um prémio para apoiar a inserção laboral de pessoas em situação ou risco de exclusão social. Apresente a sua candidatura até 30 de abril

Nova edição do Ciclo de Laboratórios de Igualdade começa a 2 de maio
No próximo dia 2 de maio, a CITE dará início à 9ª Edição do Ciclo de Laboratórios de Igualdade e Não Discriminação entre Homens e Mulheres no Trabalho e no Emprego. As inscrições encontram-se abertas até dia 29 de abril

Prémio BPI “la Caixa” Seniores 2019.
Estão abertas as candidaturas ao Prémio BPI "la Caixa" Seniores, um prémio para apoiar projetos que promovam o envelhecimento ativo, saudável e em casa, de pessoas com idade superior a 65 anos. Candidaturas até 29 de abril.
Uma forma divertida de aprender Cidadania, Ambiente, Direitos Humanos e os Direitos da Criança.
O Cidadania 4Kids é o primeiro Jogo Educativo que ensina às crianças os valores da cidadania, da igualdade, dos direitos humanos e a educar por um ambiente mais sustentável e ecológico.
São jogos, quebra-cabeças, puzzles, sudokus e mais, muito mais!