- geral.acegis@gmail.com
- (+351) 212 592 663
Assinala-se hoje, 21 de Maio, o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, instituído em 2002 pelas Nações Unidas dando sequência à adoção da Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural da UNESCO em 2001.
A Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural, afirma que “a diversidade cultural é tão necessária para a humanidade como a biodiversidade para a natureza”, reconhecendo, pela primeira vez, a Diversidade Cultural como “herança comum da humanidade”.
O artigo 13.º da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia determina o requisito de a «União [respeitar] a diversidade cultural, religiosa e linguística».
A diversidade cultural é uma herança e património comum de toda a humanidade. Une as pessoas e fomenta a paz, a estabilidade e a solidariedade entre os povos, indispensáveis numa sociedade global.
Devemos aproveitar todas as potencialidades da diversidade cultural para promover a coesão social e o bem-estar, através do reconhecimento da igualdade, da dignidade e o respeito por todas as culturas, enquanto condição essencial para o desenvolvimento humano sustentável.
Um mundo diverso não é apenas um mundo mais pacífico, mas também mais próspero e mais equitativo, proporcionando a oportunidade de viver a identidade e a diversidade cultural de forma plena, no respeito pelos valores partilhados da igualdade e dos direitos humanos.
Promover os valores da dignidade do ser humano, a solidariedade, a tolerância e o respeito pela diversidade e pelo diálogo intercultural são os grandes desafios de hoje, desafios esses que podem mudar o mundo de amanhã. Instigar o respeito pelo outro e o desejo de paz, num mundo globalizado mas capaz de assegurar sociedades interculturais e coesas.
A pluralidade cultural deve ser reconhecida como património comum da humanidade, e um princípio indissociável dos direitos humanos, da cidadania e das liberdades fundamentais do ser humano.
O desafio de vivermos juntos/as numa sociedade diversificada só é possível se pudermos viver juntos/as em igual dignidade.
Telefone: (+351) 212 592 663
Intervimos ativamente para a construção e mudança de paradigma da Economia Social e Solidária.
Pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva.