Proteger as crianças significa, em primeiro lugar, defender o respeito pelos direitos humanos e direitos da criança consagrados pelo direito internacional através da Declaração Universal dos Direitos Humanos e da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança.
Milhares de crianças vítimas de tráfico humano, servidão, trabalho infantil, casamento forçado, exploração sexual e crimes de guerra.
As crianças, que são mais afetadas pelas consequências da guerra, como o recrutamento e uso de crianças em guerra, violência sexual, raptos e ataques a escolas e hospitais e a negação de ajuda humanitária.
O objetivo do dia é reconhecer a dor sofrida pelas crianças em todo o mundo, vítimas de abuso físico, mental e emocional.
Neste dia, a ONU afirma o compromisso de proteger os direitos das crianças e a afirmação dos princípios da Convenção sobre os Direitos da Criança, o tratado internacional de direitos humanos mais rápido e amplamente ratificado da nossa história.
Uma em cada quatro vítimas de escravatura moderna são crianças. As crianças representam 37% das vítimas de casamentos forçados, 21,3% de exploração sexual forçada e 19% do trabalho forçado.
O trabalho infantil, por seu lado, envolve 152 milhões de crianças – 64 milhões de meninas e 88 milhões de meninos. Ou seja, uma em cada dez crianças de todo o mundo. Muitas delas estão envolvidas em trabalhos perigosos pondo em risco a sua saúde, segurança e desenvolvimento moral. Um grande número das crianças submetidas a trabalho infantil encontra-se fora do sistema educativo.
Mais de um terço dos 15,4 milhões de vítimas de casamentos forçados tinha menos de 18 anos aquando do casamento, a maioria são mulheres e meninas (84%). Quase de metade das vítimas tinha menos de 15 anos no momento do casamento (44%).
JOGO EDUCATIVO – CIDADANIA 4KIDS
O Cidadania 4KIDS, o primeiro jogo educativo que ensina às crianças os valores da cidadania, da igualdade, dos direitos humanos e a educar por um ambiente mais sustentável e ecológico.
Uma forma divertida de aprender Cidadania, Ambiente, Direitos Humanos e os Direitos da Criança.