Associação ACEGIS

Dia Internacional da Juventude 2019: Educação Transformadora

Criado por resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, todos os anos, a 12 de agosto, celebra-se o Dia Internacional da Juventude.

O tema do Dia Internacional da Juventude de 2019, “Educação Transformadora”, destaca os esforços para tornar a educação mais inclusiva e acessível para todos os jovens. Sem uma educação inclusiva e equitativa de qualidade e oportunidades para todos/as, os países não conseguirão alcançar a igualdade de género e quebrar o ciclo de pobreza que deixa milhões de crianças, jovens para trás.

617 milhões de crianças e jovens não sabem ler nem fazer cálculos simples; e 262 milhões não frequentam a escola

Atualmente, existem cerca de 1.8 mil milhões de jovens entre os 10 e os 24 anos de idade, cerca de um quarto da população mundial. No entanto, 617 milhões de crianças e adolescentes não sabem ler nem fazer cálculos simples; e 262 milhões de crianças e jovens não frequentam a escola.

Esta crise global de aprendizagem ameaça dificultar severamente o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Garantir a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos/as

O objetivo 4 de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, “Educação de Qualidade” visa assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos/as.

 
De forma  garantir que até 2013:

 

Não investir na educação resultará num agravamento das desigualdades e da exclusão no seio das sociedades.

Sem uma educação inclusiva e equitativa e acessível a todos/as, os países não conseguirão alcançar a igualdade de género e quebrar o ciclo de pobreza que deixa milhões de crianças, jovens para trás.

Recomendamos!

Ainda não recebe a nossa newsletter?

Receba as nossa notícias e artigos no seu e-mail. Fique a par das nossas novidades.

Join 18K other subscribers