Associação ACEGIS

CES lança Inquérito Europeu Diversidade e Infância

O Inquérito Europeu Diversidade e Infância visa conhecer atitudes, práticas e experiências de profissionais que trabalhem com os temas da infância e juventude.

Agregando um conjunto de 30 investigadoras/es em 9 países europeus, o projeto Diversity and Childhood (DaC): transformar atitudes face à diversidade de género na infância no contexto europeu procura diagnosticar e intervir para combater a discriminação que afeta crianças e jovens LGBTI+ em 5 áreas: escola, saúde, media, espaços públicos e instituições de apoio à criança e famílias.

Nesse âmbito, foi lançado o Inquérito Europeu Diversidade e Infância, visando conhecer atitudes, práticas e experiências de profissionais que trabalhem com os temas da infância e juventude. O Inquérito decorre em todos os países do Consórcio durante o mês de fevereiro. O preenchimento é confidencial e anónimo, e pode ser feito em Português [AQUI]

Diversity and Childhood: transformar atitudes face à diversidade de género na infância no contexto europeu (DaC) é um projeto financiado pela União Europeia com o objetivo de mudar atitudes e mentalidades relativamente à violência e discriminação de crianças e jovens LGBTI e de género diverso e não normativo (LGBTI+).

Até 2021 o DaC fará um diagnóstico em profundidade de situações de discriminação na infância e implementará ações direcionadas a crianças e jovens assim como a decisores políticos e profissionais nas áreas da educação, saúde, espaço público, média e intervenção com famílias. Este projeto é desenvolvido  por um Consórcio Europeu de 9 países e dez instituições parceiras: Universidade de Girona (instituição coordenadora), Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal), Universidade Autónoma de Barcelona (Espanha), Universidade de Ljubljana (Eslovénia) e as organizações LGBTI Çavaria (Bélgica), Sociedade Hátter (Hungria), KMOP (Grécia), Lambda Varsóvia (Polónia), Associação Nacional de Direitos LGBT – LGL (Lituânia) e Zagreb Pride (Croácia).

 

Paralelamente ao Inquérito, estão a ser realizadas entrevistas a profissionais e decisores políticos, bem como um mapeamento de boas práticas que permitirão fazer o diagnóstico de necessidades em cada um dos países envolvidos. Os resultados irão informar os módulos de formação que serão implementados em 2021.

Diversity and Childhood é coordenado no CES-UC pelas Investigadoras Ana Cristina Santos e Mafalda Esteves, contando com o Ministério da Educação e a associação rede ex aequo como parceiros institucionais em Portugal

Recomendamos!

Ainda não recebe a nossa newsletter?

Receba as nossa notícias e artigos no seu e-mail. Fique a par das nossas novidades.

Join 16.773 other subscribers

Partilhar

Like this:

%d bloggers like this: