Prémio Gulbenkian para a Humanidade

A Fundação Calouste Gulbenkian vai atribuir este ano um Prémio para a Humanidade no valor de um milhão de euros, para distinguir pessoas ou instituições que combatam as alterações climáticas. O prémio, cujas nomeações decorrem até 24 de março, vai ser entregue no dia 20 de julho de 2020.

Prémio Gulbenkian para a Humanidade

O Prémio Gulbenkian para a Humanidade sublinha o compromisso da Fundação Calouste Gulbenkian para com a urgência da ação climática. Em particular, ambiciona acelerar a transição para uma sociedade neutra em carbono, mitigar os efeitos negativos das alterações climáticas para as pessoas, para o ambiente e para a economia e promover uma sociedade mais resiliente e preparada para as alterações globais do futuro, protegendo em especial os mais vulneráveis. 

O Prémio Gulbenkian para a Humanidade pretende distinguir pessoas, grupos de pessoas e/ou organizações de todo o mundo cujas contribuições para a mitigação das e adaptação às alterações climáticas se destacam pela originalidade, inovação e impacte. Quer-se, com esta iniciativa, destacar e alavancar respostas de ação climática, de elevada dimensão, contribuindo para acelerar a descarbonização da economia, proteger as pessoas e os sistemas naturais dos graves efeitos associados à crise do clima e promover o desenvolvimento sustentável.

 

Elegibilidade dos/as Candidatos/as:

Os/As candidatos/as podem ser uma pessoa, um grupo de pessoas e/ou uma organização de quaisquer nacionalidades que estejam a contribuir significativamente para o desenvolvimento de soluções para fazer face à crise climática, tendo de demonstrar o alcance ou potencial alcance de resultados de excelência e apresentar indicadores de impacte tangíveis e de elevada relevância e materialidade. 

As organizações elegíveis incluem:

  • Pessoas coletivas, públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos;
  • Organizações internacionais;
  • Universidades e instituições de I&D.

Nomeações

As candidaturas devem ser apresentadas por nomeação de terceiros, não sendo permitidas nomeações pelo próprio/a candidato/a. Todas as nomeações devem ser submetidas em formato eletrónico através do formulário disponível em gulbenkian.pt, até 24 de março de 2020, de acordo com as instruções fornecidas.

O Júri pode pedir informações adicionais para além dos documentos submetidos na página de candidaturas.

O Prémio Gulbenkian para a Humanidade, atribuído anualmente, tem o valor de 1 milhão de euros. O prémio será dividido equitativamente na eventualidade de virem a ser distinguidos mais do que um/a laureado/a.

 

Recomendamos!

Ainda não recebe a nossa newsletter?

Receba as nossa notícias e artigos no seu e-mail. Fique a par das nossas novidades.

Junte-se a 16.266 outros subscritores

%d bloggers like this: