FCT disponibiliza 1,5 ME projetos de investigação da Covid-19

Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) lança iniciativa excecional para apoiar projetos e iniciativas de I&D de implementação rápida que respondam às necessidades atuais do SNS.

«Research 4 Covid-19» é uma linha de financiamento excecional que apoia projetos e iniciativas de investigação e desenvolvimento já em curso ou a desenvolver que respondam às necessidades do Serviço Nacional de Saúde criadas pela Covid-19.
 
A iniciativa tem por objetivo mobilizar a capacidade científica e tecnológica existente em Portugal ao serviço do combate ao novo coronavírus e à Covid-19, complementando as iniciativas já existentes e estimulando a reorientação de atividades em curso.
 
 

Pretende-se estimular redes colaborativas nacionais de I&D, assim como a reorientação da atividade nas unidades de I&D apoiadas pela FCT para iniciativas de I&D que respondam às necessidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Os novos apoios da FCT são, assim, sobretudo para complementar iniciativas em curso e para apoiar a reorientação de equipas existentes.

 

 

Research 4 Covid-19 | Candidaturas até 5 de abril de 2020

O concurso é lançado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em colaboração com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica.
 
Devido à evolução rápida da situação, o concurso tem dois períodos de candidatura para a apresentação de propostas:
 
    • o primeiro prazo de candidatura decorrerá até às 17h00 (hora de Lisboa) do dia 5 de abril de 2020;
    • o segundo período terá em conta a evolução da situação e só será anunciado findo o primeiro período.
O financiamento de cada projeto será até 30 mil euros, para além dos recursos próprios associados à reorientação de equipas de investigação e desenvolvimento em curso nas unidades de investigação e desenvolvimento apoiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). 
 
Nesta fase, e desde já, a FCT disponibilizará 1,5 milhões de euros para este programa, a financiar por fundos nacionais através do orçamento da FCT.
 
Os projetos e iniciativas de investigação e desenvolvimento podem considerar novas ferramentas de prevenção, desenvolvimento terapêutico, métodos de diagnóstico, estudos clínicos e epidemiológicos, assim como atividades de investigação e desenvolvimento que incluam uma componente sociocultural e ações de promoção de uma sociedade resiliente com capacidade de enfrentar o atual contexto de incerteza em que vivemos, sobretudo na população mais idosa e em grupos de maior risco.
 
Este apoio é dirigido a unidades de investigação e desenvolvimento das instituições do ensino superior e seus institutos, laboratórios do Estado e outras instituições públicas de investigação, sociedades científicas ou associações científicas sem fins lucrativos, Instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, que poderão concorrer individualmente ou em parceria, sendo obrigatória a participação de serviços e entidades prestadoras de cuidados de saúde. Entidades empresarias podem participar desde que em parceria com instituições de investigação.

 

Como Concorrer

As propostas devem ser enviadas através do preenchimento, em língua portuguesa ou inglesa, de formulário próprio que poderá ser acedido aqui.

Informações adicionais poderão ser obtidas através do e-mail: RESEARCH4COVID19@fct.pt

A apresentação de propostas ocorrerá em dois períodos de candidatura.

O primeiro período está compreendido entre o dia 24 de março e as 17h00, hora de Lisboa, do dia 5 de abril de 2020.

O segundo período de candidatura será aberto tendo em conta a evolução da situação, previsivelmente um mês após a conclusão do primeiro período de candidatura.

 
 
A avaliação das propostas será feita por uma comissão que integra peritos designados pela FCT e a AICIB. O resultado da avaliação das propostas do primeiro período de candidatura será comunicado até 20 de abril.

Ainda não recebe a nossa newsletter?

Receba as nossa notícias e artigos no seu e-mail. Fique a par das nossas novidades.

Junte-se a 16.266 outros subscritores

Fazer frente à Covid-19 também passa por combater a desinformação

Nesta página será, exclusivamente, divulgada informação e orientações sobre o Coronavírus/Covid-19 de Entidades Oficiais. Atualizações diárias.

Todos os Direitos Reservados.

Telefone: (+351) 212 592 663

Ficha Técnica

Concepção, desenvolvimento e organização de conteúdo

Associação ACEGIS 

 
%d bloggers like this: