Associação ACEGIS

Student Keep. Projeto pretende ajudar alunos/as sem computador ou acesso à interne

A iniciativa Student Keep, com o apoio da Fundação Gulbenkian e Banco Santander Consumer Portugal, quer angariar equipamento informático para conectar alunos ao ensino à distância

Como forma de combater o atual surto de COVID-19 em Portugal, todas as escolas foram obrigadas a suspender as suas atividades letivas presenciais, obrigando professores e alunos a adaptar-se a um ensino à distância.

 

No entanto, nem todos os/as alunos/as têm acesso à internet ou a um computador para acompanharem as atividades propostas pelos professores. No panorama atual, enquanto o ensino à distância permanecer como o principal meio de comunicação entre professores e alunos, haverá um agravamento da desigualdade no acesso à Educação.

 

 

O projeto Student Keep pretende solucionar este problema, através de um sistema de apadrinhamento. A ação do projeto consiste na angariação de equipamento informático e posterior doação a alunos sem acesso a computador ou a Internet, permitindo um acesso ao ensino a distância durante o encerramento das escolas.

 

Para tal, são identificados Keepers, padrinhos, que podem ser pessoas individuais ou coletivas, disponíveis para doar equipamento informático. A entrega do material angariado será feita em articulação com os Agrupamentos Escolares. Os pedidos de apoio e a oferta de equipamentos devem ser feitos através da plataforma Student Keep.

 

Este apoio surge no quadro do Fundo de Emergência Covid-19, criado pela Fundação Calouste Gulbenkian em março e aberto a outros parceiros. Este Fundo tem o objetivo de mitigar os efeitos da pandemia em cinco grandes domínios de intervenção: Saúde, Ciência, Sociedade Civil, Educação e Cultura.

A plataforma Student Keep faz parte do movimento #tech4COVID19, que junta dezenas de empresas tecnológicas e de empreendedores sociais em torno de projetos de voluntariado nas áreas da Saúde, Educação, Tecnologia e Apoio Social. Desde o início da pandemia pelo Covid-19, o #tech4COVID19 já lançou mais de 20 iniciativas e mobilizou cerca de cinco mil voluntários.

Recomendamos!

Ainda não recebe a nossa newsletter?

Receba as nossa notícias e artigos no seu e-mail. Fique a par das nossas novidades.

Join 16.607 other subscribers

Fazer frente à Covid-19 também passa por combater a desinformação

Nesta página será, exclusivamente, divulgada informação e orientações sobre o Coronavírus/Covid-19 de Entidades Oficiais. Atualizações diárias.

Todos os Direitos Reservados.

Telefone: (+351) 212 592 663

Intervimos ativamente para a construção e mudança de paradigma da Economia Social e Solidária.

Pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva.

Partilhar

Like this:

Like Loading...
%d bloggers like this: