Associação ACEGIS

Rede Cuidas. Combater o isolamento social dos idosos durante a pandemia

"Nós vamos até si!". Projeto visa apoiar a população idosa do conselho da Lousã que se encontre em situação de isolamento e/ou vulnerabilidade social.

Prevenir a exclusão, minimizar a solidão e apoiar quem mais precisa.

A prevenção e combate ao isolamento social dos idosos/as são alguns dos objetivo do projeto “Rede Cuidas”, promovido pela Associação de Desenvolvimento Social e Cultural dos Cinco Lugares (ADSCCL) no concelho da Lousã.

Lançado no dia 23 de março, o projeto já contactou mais de 1.100 idosos/as do conselho (via telefónica, SMS e  mensagens digitais) diagnosticando, apoiando e ou encaminhando todas as situações em que há necessidade de intervenção e apoio social, em parceria com a autarquia e rede social.

A equipa técnica do projeto identificou mais 75 idosos/as que vivem sozinhos/as, ou que demonstraram mais fragilidade nos contactos efectuados. 

O projeto Rede Cuidas – Cuidados Interdisciplinares de Apoio ao Sénior, é um projeto apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito do programa Poise – Portugal Inovação Social, parcerias para o Impacto, sendo o Investidor Social a empresa RL10 Sport, e apadrinhamento do jogador de futebol Rony Lopes.

Assenta num pressuposto: O/A sénior que queira envelhecer no seu domicílio, deverá ser suportad@ e apoiad@ no sentido de definir um plano para o seu envelhecimento e garantir as condições necessárias ao seu envelhecimento condigno, na sua casa, sem que isso coloque em causa a sua dignidade humana, saúde, bem-estar e segurança, retardando ou evitando a sua institucionalização.

Recomendamos!

Ainda não recebe a nossa newsletter?

Receba as nossa notícias e artigos no seu e-mail. Fique a par das nossas novidades.

Join 16.770 other subscribers

Fazer frente à Covid-19 também passa por combater a desinformação

Nesta página será, exclusivamente, divulgada informação e orientações sobre o Coronavírus/Covid-19 de Entidades Oficiais. Atualizações diárias.

Todos os Direitos Reservados.

Telefone: (+351) 212 592 663

Intervimos ativamente para a construção e mudança de paradigma da Economia Social e Solidária.

Pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva.

Partilhar

Like this:

%d bloggers like this: