Associação ACEGIS

Portugal acolhe 25 crianças refugiadas vindas da Grécia

Portugal recebe hoje, dia 7 de julho, o primeiro grupo de 25 menores não acompanhados, provenientes do Afeganistão, Egito e Irão.

Trata-se de um grupo de jovens que se encontravam na Grécia e que chegam ao país ao abrigo do Programa de Recolocação Voluntária. Este grupo será acolhido, em Lisboa, pela Cruz Vermelha Portuguesa, em instalações já preparadas para o efeito e com uma equipa técnica e educativa multidisciplinar e com formação nas áreas de migrações e promoção e proteção de crianças e jovens

Esta resposta prevê um acolhimento de caráter temporário, acautelando todo o apoio e intervenção que estas crianças e jovens possam necessitar. Posteriormente, serão encaminhadas para respostas subsequentes adequadas às suas expetativas e aos seus projetos de vida. 

O acolhimento e integração de pessoas refugiadas tem sido uma prioridade do Governo, num esforço contínuo que envolve Estado central, autarquias locais, setor social bem como a sociedade civil, e que tem sido reconhecido pela ONU, incluindo a Agência das Nações Unidas para as Migrações – OIM, pela União Europeia e pelo Conselho da Europa. Uma prioridade que se tem traduzido também na participação ativa de Portugal no esforço europeu, nos diferentes programas de acolhimento e integração de requerentes e beneficiários de proteção internacional. 

Neste âmbito, Portugal respondeu também, de imediato e de forma positiva, à necessidade de acolhimento de mais de 13.800 menores não acompanhados no espaço da União Europeia e ao apelo da Grécia para a recolocação de 5.500 destas crianças e jovens, prestando-se a fazer o acolhimento de até 500, reconhecendo a sua especial vulnerabilidade e defendendo o compromisso de solidariedade. A data de chegada dos próximos grupos será definida após este primeiro acolhimento.

« Refugiado é alguém que é obrigado a deslocar-se, a atravessar fronteiras, a arriscar a vida e, por fim, a pedir esmola pela sua própria cidadania.»

Destaques

Dia Internacional da Rapariga: Práticas Nefastas, Direitos Negados

Ainda não recebe a nossa newsletter?

Receba as nossa notícias e artigos no seu e-mail. Fique a par das nossas novidades.

Join 16.649 other subscribers

Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

Todos os Direitos Reservados.

Telefone: (+351) 212 592 663

Intervimos ativamente para a construção e mudança de paradigma da Economia Social e Solidária.

Pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva.

Partilhar

Like this:

%d bloggers like this: