Associação ACEGIS

Projeto ‘abem’ paga medicamentos a famílias carenciadas

Atualmente são mais de 1 milhão de pessoas sem acesso à saúde de que necessitam para terem melhor qualidade de vida, para trabalhar ou mesmo para viver

Saiba que 1 em cada 10 Portugueses/as não consegue pagar os medicamentos de que necessita? Cada pessoas que não consegue pagar a medicação prescrita agrava o seu estado de saúde individual, familiar e comunitário e aumenta a probabilidade de recorrer aos serviços hospitalares com complicações.

 

 O abem: é o primeiro programa solidário da Associação Dignitude, uma instituição particular de solidariedade social, que nasce da parceria entre o setor social – Cáritas Portuguesa e Plataforma Saúde em Diálogo e o setor da saúde – Associação Nacional das Farmácias e Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica. Tem por missão desenvolver programas solidários de grande impacto social que melhorem a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses.”.

PROGRAMA abem:

Só com a contribuição de todos podemos resolver o problema de cerca de 1 milhão de cidadãos

100% do valor de cada donativo é destinado aos beneficiários/as do abem.
 
Ainda que Portugal seja um dos países europeus com medicamentos mais baratos, muitas pessoas continuam sem os conseguir pagar, mesmo quando são receitados no SNS. Isto porque não há isenção no acesso ao medicamento (ao contrário do que acontece com as urgências ou com o/a médico/a de família).
 

O problema agravou-se com a pandemia. Por isso, a Associação Dignitude expandiu o abem (um programa de donativos que existe desde 2016) e criou um fundo social de emergência.

Para as cerca de 15 mil pessoas apoiadas, o processo é agora simples: recebem em casa um cartão abem para cada um dos elementos do agregado familiar, e quando é preciso um medicamento basta levar a receita e o cartão a uma das farmácias parceiras (mais de 800 em todo o país) e levantar gratuitamente o remédio.

No final do mês, a Associação Dignitude transfere o dinheiro que é devido às farmácias. Todo o dinheiro dos donativos é utilizado para pagar medicamentos.

 

 

O Programa abem: da Associação Dignitude é uma Iniciativa apoiada pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia.

 

Destaques

Que sentimento prevalece entre a comunidade LGBTI da Europa – esperança ou medo?

Ainda não recebe a nossa newsletter?

Receba as nossa notícias e artigos no seu e-mail. Fique a par das nossas novidades.

Join 16.608 other subscribers

Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

Todos os Direitos Reservados.

Telefone: (+351) 212 592 663

Intervimos ativamente para a construção e mudança de paradigma da Economia Social e Solidária.

Pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva.

Partilhar

Like this:

%d bloggers like this: