- geral.acegis@gmail.com
- (+351) 212 592 663
A farsa "Damas da Noite", de Elmano Sancho, estreou-se esta quinta-feira, na Sala Estúdio do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, onde ficará em cena até ao próximo dia 27.
Damas da Noite, uma farsa de Elmano Sancho
Damas da Noite aborda a presença ou ausência de fronteiras entre realidade/ficção, ator/personagem, homem/mulher e teatro/performance.
17 a 27 de setembro, Teatro Nacional D.Maria II, em Lisboa
Nesse jogo de relações, aposta-se a identidade como matéria fluida, “rimbaudiana”, revelando o outro que somos, o estrangeiro que albergamos.
Elmano Sancho evoca a conflituosa reviravolta de expetativas em torno do seu nascimento para levantar o véu de “Damas da Noite”, o seu novo espetáculo: os pais esperavam uma menina, de nome já destinado, Cleópatra, mas nasceu um menino. O encenador pretende, assim, dar vida a esse outro desejado de si mesmo, como se este fosse uma espécie de duplo e existisse numa realidade paralela que “Damas da Noite” encena.
Para erguer essa figura ficcionada chamada Cleópatra, Elmano Sancho imergiu no mundo fascinante e provocador do transformismo. Os artistas transformistas “vestem a pele de um outro, tentam ser um outro. São “flores que se abrem de noite”, intérpretes de uma transformação “pautada pela transgressão, o desconforto, a ambiguidade, a brutalidade dos corpos e a violência das emoções”. Através dessa interpretação paradoxal da diferença, “Damas da Noite” explora a presença ou ausência de fronteiras entre realidade e ficção, ator e personagem, homem e mulher, teatro e performance, tragédia e comédia, original e cópia, interior e exterior, dia e noite.
Nesse jogo de relações, aposta-se a identidade como matéria fluida, “rimbaudiana”, revelando o outro que somos, o estrangeiro que albergamos.
Texto e encenação – Elmano Sancho
Interpretação – Elmano Sancho, Dennis Correia aka Lexa Black e Pedro Simões aka Filha da Mãe
Espaço Cénico – Samantha Silva
Iluminação – Alexandre Coelho
Assistência de encenação – Paulo Lage
Confeção de Figurino Elmano Sancho – Olga Amorim
Produção executiva – Nuno Pratas
Parcerias – Associação Plano I, Abraço, ACEGIS
Teatro Nacional D.Maria II
17-27 de setembro
Com o Apoio Institucional da Associação ACEGIS.
Elmano Sancho
Ator e Encenador
Licenciado em Formação de Atores pela ESTC/Lisboa. Estudou na RESAD/Madrid, ECA-USP/Brasil e no CNSAD/Paris e na SITI COMPANY/NY.
Trabalhou com o Teatro da Garagem, Teatro dos Aloés, Ensemble, Jorge Silva Melo/Artistas Unidos, Emmanuel Demarcy-Mota, Pedro Gil, Rogério de Carvalho, Ana Tamen, Miguel Abreu, Maria João Miguel, Paulo Lage, António Aguiar, Bruno Freyssinet, Barney O´Hanlon, Arthur Nauzyciel, Bruno Bayen/Comédie-Française), Jacques Allaire/Comédie-Française, Virgínio Liberti/Annalissa Bianco, Anne Bogart/SITI Company.
No cinema e na televisão trabalhou com Hugo Diogo, Jorge Silva Melo, Keren Ben Rafael, Odile Brook, Jerôme Cornuau, Valéria Sarmiento, Solveig Nordlund, Jorge Paixão da Costa, Benoît Jacquot, Sérgio Graciano, Yuri Alves, Francisco Manso e Marco Pontecorvo.
Foi nomeado melhor ator de Teatro para os Globos de Ouro com Não se Brinca com o Amor (2012), Herodíades (2013), A Estalajadeira (2014) e Display (2018) e para os prémios SPAAUTORES com Não se Brinca com o Amor (2012) e O Campeão do Mundo Ocidental (2014).
Foi nomeado pela revista TimeOut na categoria de melhor ator do ano de 2012 com Herdades.
Estreia-se, como encenador, no monólogo Misterman, prémio de melhor ator da SPAAUTORES/2015.
Em 2015, encena I Can´t Breathe, Menção Especial do Prémio da Crítica da APCT/2016. Nomeação na categoria de Teatro para melhor espetáculo SPAAUTORES/2016.
Foi bolseiro da Direção Geral do Livro e das Bibliotecas para a Criação Literária em 2018 com o projeto A Sagrada Família.
Em 2018, recebe o prémio Mirpuri Carlos Avilez com A Última Estação, espectáculo estreado em 2018 no Festival de Teatro de Almada.
Artigos Relacionados
Ainda não recebe a nossa newsletter?
Join 18K other subscribers
Todos os Direitos Reservados.
Telefone: (+351) 212 592 663
E-mail: geral.acegis@gmail.com
Intervimos ativamente para a construção e mudança de paradigma da Economia Social e Solidária.
Pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva.