Associação ACEGIS

15 de setembro, Dia Internacional da Democracia

combater as desigualdades, promover a justiça social

Dia Internacional da Democracia

A ONU declarou em 2007 o dia 15 de setembro como o Dia Internacional da Democracia em referência à adoção em setembro de 1997 da “Declaração Universal da Democracia” pela União Interparlamentar (UIP).

O objetivo da criação desde dia é promover a democratização e a observação dos direitos e liberdades do homem. Nesta data é feito um convite às nações e às organizações para que realizem iniciativas que promovam os valores universais da democracia junto das populações.

De democracias há muito estabelecidas, a outras mais recentes, a Europa enfrenta divisões sociais e políticas cada vez mais inflamadas, alimentando a erosão democrática e a discórdia social.

A crescente polarização política e a consolidação de movimentos autoritários e populistas é um elemento significativo da crise democrática. Intensas divisões estão a rasgar as costuras das sociedades democráticas rejeitando o paradigma dos direitos humanos, que há muito tempo tem sido objeto de consenso alargado.

Combater as desigualdades, promover a justiça social

polarização social em torno da Igualdade de Género

Pandemia e polarização social em torno da Igualdade de Género

Reconhecer que um sistema democrático sem os direitos das mulheres e de género é uma forma inferior de democracia. A democracia precisa da igualdade de género para ser um sistema governativo aberto, inclusivo, pluralista e duradouro.

Plano de Ação da UE para os Direitos Humanos e Democracia 2020-2024

O novo Plano de Ação identifica as prioridades e as principais ações para os próximos cinco anos e pretende assegurar que a UE desempenhe um papel mais importante na promoção e defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito de toda a sua ação externa.

Sem denúncia, o crime de ódio permanece oculto

A democratização dos discursos de ódio e da intolerância, legitimados em discursos políticos, são agressões colectivas contra os direitos humanos e um ataque aos alicerces das nossas democracias.

A Revolução que ainda falta concretizar: combater as desigualdades, promover a justiça social

A fragilidade das democracias aumenta à medida em que o poder económico, social e a riqueza fica cada vez mais concentrado, enfraquecendo a mobilidade e a inclusão social e hipotecando o futuro das próprias democracias.

 

Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

ACEGIS | Últimas Notícias

Todos os Direitos Reservados.

Telefone: (+351) 212 592 663

Intervimos ativamente para a construção e mudança de paradigma da Economia Social e Solidária.

Pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva.

©2021 ACEGIS

Partilhar

Like this:

Like Loading...