Associação ACEGIS

Programa Alimentar Mundial da ONU vence Prémio Nobel da Paz 2020

O Prémio Nobel da Paz foi hoje atribuído ao Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas pelos esforços no combate à fome em todo o mundo e pelo papel no apoio às populações que vivem em zonas de conflito.

O Comité Norueguês do Nobel atribuiu o Prémio Nobel da Paz de 2020 ao Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas (PAM), pela sua liderança no combate à fome em todo o mundo e pelo papel fundamental no apoio às populações que vivem em zonas de conflito.

“O Programa Alimentar Mundial é a maior organização mundial humanitária a atuar no problema da fome e a promover a segurança alimentar. Em 2019, prestou assistência a quase 100 milhões de pessoas em 88 países”, destaca o comité.

De acordo com o Comité do Nobel Norueguês, a pandemia da Covid-19 contribuiu para um aumento do número de vítimas de fome em todo o mundo, com a WFP a aumentar os seus esforços perante esta ameaça.

E relembra que o Programa Alimentar Mundial desempenha um papel chave de cooperação multilateral em tornar a segurança de alimentos num instrumento para a paz mundial, mobilizando também Estados-membros da ONU para o combate à fome como arma contra a guerra.

“O trabalho do Programa Alimentar Mundial para o benefício da humanidade é um esforço que todas as nações do mundo devem ser capazes de defender e apoiar”.

A lista de candidatos da edição de 2020 do Nobel da Paz tinha 211 pessoas e 107 organizações e o laureado irá receber o prémio de dez milhões de coroas suecas (quase um milhão de euros), além de um diploma e uma medalha.

Artigos Relacionados

A pandemia covid-19 pode fazer duplicar o número de pessoas que passam fome no mundo, passando de 135 milhões de pessoas no final de 2019 para 265 milhões em 2020.

A má nutrição pode atingir milhões de crianças em 143 países que normalmente fornecem refeições escolares. Os riscos de doenças mentais e para a saúde em geral são consideráveis.

Ainda não recebe a nossa newsletter?

Receba as nossa notícias e artigos no seu e-mail. Fique a par das nossas novidades.

Join 16.648 other subscribers

Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

Todos os Direitos Reservados.

Telefone: (+351) 212 592 663

Intervimos ativamente para a construção e mudança de paradigma da Economia Social e Solidária.

Pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva.

Partilhar

Like this:

%d bloggers like this: