- geral.acegis@gmail.com
- (+351) 212 592 663
A Convenção sobre os Direitos da Criança, adoptada há exatamente 31 anos, a 20 de Novembro de 1989, é o tratado mais ratificado da História.
A 20 de novembro comemora-se um duplo aniversário que pretende alertar e sensibilizar para os direitos das crianças de todo o mundo: proclamação da Declaração dos Direitos da Criança(1959) e adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Este tratado internacional é um importante instrumento legal devido ao seu carácter universal e também pelo facto de ter sido ratificado pela quase totalidade dos Estados do mundo. Apenas um país, os Estados Unidos da América, ainda não ratificou a Convenção sobre os Direitos da Criança.
Portugal ratificou a Convenção em 21 de Setembro de 1990.
No Dia Universal dos Direitos da Criança, que se assinala esta sexta-feira 20 de novembro, a Unicef associou-se à Pordata e divulgou alguns factos estatísticos sobre a realidade das crianças em Portugal, no dia em que se celebram os 30 anos da ratificação de Portugal da Convenção sobre os Direitos da Criança, o tratado de Direitos Humanos mais ratificado do mundo.
Em Portugal existem 1,7 milhões de menores de 18 anos, o que representa cerca de 16,8% da população do país. Cerca de 19% estão em risco de pobreza – cerca de 321 mil menores de 18 anos, sendo que a taxa de pobreza é mais elevada em famílias monoparentais ou com 3 ou mais filhos. Este índice é de 17,2% e nas famílias monoparentais sobe para 34% e nas famílias numerosas é de 30%.
Acresce que, 7.046 crianças não vivem com as suas famílias: 97% vivem em instituições e apenas 3% vivem em famílias de acolhimento. Destes quase dois milhões de crianças, mais de um milhão beneficiam do Abono de Família e mais de 229 mil beneficiam de refeições subsidiadas pela Ação Social Escolar.
Segundo a Pordata, são necessárias cinco gerações para que os descendentes de uma família de baixos rendimentos alcance o nível de rendimento médio.
Para Beatriz Imperatori, Directora Executiva da UNICEF em Portugal, “a força dos factos e o rigor da informação são elementos fundamentais para a tomada de decisões em qualquer sociedade. Esta colaboração com a Pordata, num verdadeiro espírito de parceria, tem como objectivo chamar a atenção para a realidade das crianças em Portugal. Para agir é preciso conhecer. Por isso, através de #ConhecerAsCrianças queremos dar a conhecer a fotografia das crianças e consciencializar a sociedade portuguesa para a sua realidade. Quantas crianças nascem e vivem no nosso país? Quantos rapazes, quantas raparigas terminam o ensino obrigatório? Quantas crianças casaram antes dos 18 anos? Quantas crianças vivem em risco de pobreza e exclusão social?
Em Portugal existem 1,7 milhões de crianças
19% estão em risco de pobreza: cerca de 321 mil crianças
7.046 crianças não vivem com as suas famílias
Descarregar documentos sobre as crianças em Portugal
Para aceder aos documentos UNICEF/Pordata sobre as crianças em Portugal, clique aqui.
Playlist de vídeos temáticos UNICEF/Pordata sobre as crianças em Portugal disponível aqui.
Mais informações em:
https://www.unicef.pt/actualidade/noticias/dia-univ-dir-crianca-2020-conhecer-as-criancas/
Telefone: (+351) 212 592 663
Intervimos ativamente para a construção e mudança de paradigma da Economia Social e Solidária.
Pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva.