Associação ACEGIS

Governo apoia projetos contra mutilação genital feminina com 50 mil euros

Linha de apoio técnico e financeiro lançada hoje pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro.

O Governo lançou hoje uma linha financeira de 50 mil euros para apoiar as organizações da sociedade civil portuguesa com projetos de prevenção e combate à mutilação genital feminina (MGF).

Novo prazo submissão de candidaturas:

O prazo para a entrega de projetos de prevenção e combate à mutilação genital feminina, foi alargado até ao dia 19 de março de 2021.

A dois dias da data que assinala internacionalmente a “tolerância zero” contra uma prática que continua a pôr em risco, anualmente, três milhões de meninas e jovens em todo o mundo, a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade (SECI) decidiu “reforçar em 50 mil euros o financiamento de projetos no terreno na área da prevenção e do combate a práticas tradicionais nefastas, como a mutilação genital feminina”, segundo um comunicado oficial.

«Este apoio financeiro às organizações da sociedade civil com intervenção junto das comunidades afetadas pela MGF permitir-lhes-á desenvolver projetos para o empoderamento de raparigas e mulheres, para a produção e divulgação de mais e melhor informação e para a capacitação de profissionais de sectores-chave. Será assim possível dar continuidade ao trabalho em rede entre as ONG e os vários interlocutores do projeto Práticas Saudáveis, da área da saúde, da educação, da promoção e proteção de crianças ou jovens, dos órgãos de polícia criminal e das autarquias.» disse a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro.
 
No anterior concurso, criado em 2018, foi possível alavancar 8 projetos que produziram resultados consistentes em áreas abrangidas pelo Projeto Práticas Saudáveis – Fim à Mutilação Genital Feminina. Por isso, a renovação desta linha de apoio revela o empenho do Governo no reconhecimento do impacto do trabalho das organizações da sociedade civil com ampla experiência no terreno e do seu papel ativo na concretização dos objetivos inscritos na Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação – Portugal + Igual 2018-2030.
 
O concurso abre na segunda-feira e as candidaturas estão abertas até 19 de março, nos termos do previsto no aviso de abertura e respetivo regulamento a publicitar no sitio da CIG.

Ainda não recebe a nossa newsletter?

Subscreva gratuitamente a nossa Newsletter e receba as nossas notícias e artigos no seu e-mail!

Join 16.846 other subscribers

Artigos em destaque

Todos os Direitos Reservados.

Telefone: (+351) 212 592 663

Intervimos ativamente para a construção e mudança de paradigma da Economia Social e Solidária.

Pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva.

Partilhar

Like this:

%d bloggers like this: