Associação ACEGIS

Dia Internacional das Raparigas nas TIC | Girls in ICT Day

Apple, Facebook e Google: as Mulheres no mundo das gigantes tecnológicas

Mulheres continuam invisíveis no mundo das gigantes tecnológicas — representam entre 32% (Google), 37% (Facebook) e 34% (Apple) da força de trabalho.

De acordo com as estimativas da ONU Mulheres, a pandemia empurrará mais 47 milhões de mulheres e raparigas de todo o mundo abaixo do limiar da pobreza, elevando o número total de mulheres nessa situação para 435 milhões.

Atrair mais mulheres para carreiras tecnológicas é um imperativo económico. Numa altura em que a economia digital e o sector das tecnologia estão em franca expansão o número reduzido de mulheres no sector tecnológico tem limitado a existência de profissionais qualificados nesta área, repercutindo-se no crescimento e desenvolvimento do próprio sector..

De acordo com o Eurostat, o sector das tecnologias emprega cerca de 8.4 milhões de pessoas, no entanto, apenas 17,2% são mulheres. Estima-se que com a entrada de mais mulheres no sector digital significaria um aumento anual de 9 mil milhões de euros ao PIB da União Europeia.

Mulheres continuam invisíveis no mundo das gigantes tecnológicas — representam entre 32% (Google), 37% (Facebook) e 34% (Apple) da força de trabalho.

O futuro do crescimento económico está em grande parte no setor das tecnologia. Porém, se  concentrarmos no papel das mulheres nos três gigantes das tecnologias, verificamos que verificamos que as mulheres estão claramente sub-representadas, sendo que a desigualdade é ainda mais notória nos cargos de liderança:

 

    • Na Apple, as mulheres representam 34% da força de trabalho e 24% em funções exclusivamente técnicas.  Relativamente às funções de liderança, a percentagem desce para 31%.
    • No Facebook, as mulheres representam 37% da força de trabalho e 24,1% em funções técnicas e 34,2% em  funções de liderança.
    • No Google, as mulheres representam 32% da força de trabalho, um valor percentual que que cai para 26,7% em cargos de liderança e 23,6% em funções técnicos.

Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

Artigos Relacionados

Ainda não recebe a nossa newsletter?

Subscreva gratuitamente a nossa Newsletter e receba as nossas notícias e artigos no seu e-mail!

Join 16.846 other subscribers

Todos os Direitos Reservados.

Telefone: (+351) 212 592 663

Intervimos ativamente para a construção e mudança de paradigma da Economia Social e Solidária.

Pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva.

Partilhar

Like this:

%d bloggers like this: