Associação ACEGIS

Guia de Prevenção e Combate à Violência Online Contra as Mulheres

Guia para Profissionais de Respostas Sociais e Docentes do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico, Secundário e Ensino Superior

Projeto Violência Online contra as Mulheres: Prevenir e combater a Misoginia e a violência em contrexo digital a partir da experiência da Pandemia da COVID-19


A prevenção da violência online contra as mulheres implica a consciencialização de que a violência online é um problema social real, o reconhecimento da articulação entre misoginia, sexismo e violência online contra as mulheres, e ainda a compreensão de um continuum entre violência online e violência offline.

A pandemia de Covid-19 ofereceu o primeiro grande teste à digitalização. As novas plataformas digitais que passámos a utilizar de forma ainda mais intensa para aceder a informação, comunicar e até combater o isolamento podem ser altamente emancipadoras. 

Contudo, a investigação científica tem documentado a natureza imprópria, tóxica, ofensiva e discriminatória dos comportamentos que atravessam o ambiente digital. Em particular, os padrões de violência contra as mulheres parecem intensificar-se online, enquanto surgem novas modalidades de ofensas. Reconhecendo o papel nuclear das plataformas digitais na pandemia de Covid-19 e partindo da sua concetualização como facilitadoras do discurso misógino e de comportamentos violentos, este projeto visa conhecer a prevalência, natureza e impacto da violência online contra as mulheres durante a crise, mapeando experiências e perceções.

Sobre o Projeto

O projeto Violência online contra as mulheres: prevenir e combater a misoginia e a violência em contexto digital a partir da experiência da pandemia de COVID-19 (Proj. n.058 – Gender Research4Covid-19) foi financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e tem como objetivos produzir conhecimento sobre uma temática emergente e muito pouco estudada em Portugal; promover no terreno a igualdade de género, com ações que sensibilizem para o uso responsável dos media e das tecnologias digitais; permite orientar as respostas sociais e institucionais dirigidas quer à prevenção quer ao combate à violência e à misoginia em contexto digital. 

 

O projeto reúne especialistas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, instituição onde está a ser desenrolado, da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade Lusófona, e conta com o apoio de consultores/as da academia e de profissionais de respostas sociais e institucionais.

Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

Artigos Relacionados

Todos os Direitos Reservados.

Telefone: (+351) 212 592 663

Intervimos ativamente para a construção e mudança de paradigma da Economia Social e Solidária.

Pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva.

Partilhar

Like this:

%d bloggers like this: