- geral.acegis@gmail.com
- (+351) 212 592 663
De acordo com o estudo do Instituto Europeu para a Igualdade de Género (EIGE), divulgado hoje, a estimativa de custos com a violência de género é de 366 mil milhões de euros por ano, na União Europeia.
As principais vítimas são mulheres, sendo que a violência contra as mulheres representa 79% deste custos, chegando aos 289 mil milhões de euros.
“A vida humana, a dor e sofrimento não têm preço. Contudo, saber o custo da violência pode ajudar os Estados da União Europeia a enviar o dinheiro para onde ele faz falta – e onde é mais efetivo. O dinheiro gasto no apoio às vítimas não é suficiente, os serviços como as casas abrigos representarem apenas 0,4% do custo da violência baseada de género“, salienta Carlien Scheele, Diretora do EIGE.
Entres os 27 países da União Europeia, a violência em contexto de relações de intimidade custa quase metade, 174 mil milhões de euros por ano, 87% dos quais são referentes a casos de violência contra as mulheres, ou seja, quase 152 mil milhões de euros.
O estudo do EIGE diferencia os custos, com a maior parte destes (56%) a ser afetada ao impacto emocional e físico, seguido pelos serviços de justiça criminal (21%) e produção económica perdida (14%). Outros custos podem incluir serviços de justiça civil, relativos por exemplo a procedimentos de divórcio e custódia dos/as filhos/as, ajudas domiciliárias e proteção de menores
Violênca baseada no género custa 366 mil milhões de euros por ano na UE
A violência contra as mulheres representa 79% deste custo, chegando aos 289 mil milhões de euros.
A violência em contexto de relações de intimidade custa quase metade (48%), ou seja, 174 mil milhões de euros por ano.
No caso específico de Portugal, o EIGE calcula que a violência baseado no género custe todos os anos cerca de 8,4 mil milhões de euros, 6,68 mil milhões dos quais referentes à violência de género contra as mulheres.
A análise do EIGE abrange também o custo da violência em contexto de relações de intimidade, que, em Portugal custa 4,04 mil milhões de euros por ano, sendo que dentro desse valor 3,49 mil milhões dizem respeito a casos de violência contra mulheres.
O documento, que inclui uma revista das metodologias existentes, vai ser divulgado em agosto de 2021.
Telefone: (+351) 212 592 663
Intervimos ativamente para a construção e mudança de paradigma da Economia Social e Solidária.
Pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva.