- geral.acegis@gmail.com
- (+351) 212 592 663
Todos os anos a UNESCO celebra o Dia Internacional da Alfabetização para lembrar o mundo sobre a importância da alfabetização como uma questão de dignidade e direitos humanos
O dia 8 de setembro foi proclamado como Dia Internacional da Alfabetização (ILD) na 14ª sessão da Conferência Geral da UNESCO em 26 de outubro de 1966. Desde 1967, as comemorações do Dia Internacional da Alfabetização (ILD) acontecem anualmente em todo o mundo para lembrar a importância da alfabetização como questão de dignidade e direitos humanos.
Apesar dos progressos realizados, os desafios da alfabetização persistem, sendo por isso necessário o empenho de todos/as em direção a uma sociedade mais alfabetizada e sustentável.
Neste ano, o Dia terá como foco o ensino e a aprendizagem da alfabetização na crise de COVID-19 e além, com foco no papel dos educadores e na mudança de pedagogias. O tema irá destacar a alfabetização em uma perspectiva de aprendizagem ao longo da vida, com o foco especialmente voltado aos jovens e adultos
A crise do COVID-19 interrompeu a aprendizagem de crianças, jovens e adultos em uma escala sem precedentes. Também ampliou as desigualdades pré-existentes no acesso a oportunidades significativas de alfabetização, afetando desproporcionalmente 773 milhões de jovens e adultos não alfabetizados. A alfabetização de jovens e adultos estava ausente em muitos planos de resposta nacionais iniciais, enquanto vários programas de alfabetização foram forçados a interromper seus modos usuais de operação.
Mesmo em tempos de crise global, esforços têm sido feitos para encontrar formas alternativas de garantir a continuidade do aprendizado, incluindo o ensino à distância, muitas vezes em combinação com o aprendizado presencial. O acesso a oportunidades de alfabetização, no entanto, não foi distribuído de maneira uniforme. A rápida mudança para o ensino à distância também destacou a persistente divisão digital em termos de conectividade, infraestrutura e capacidade de se envolver com a tecnologia, bem como disparidades em outros serviços, como acesso à eletricidade, que tem opções de aprendizagem limitadas.
A pandemia, no entanto, foi um lembrete da importância crítica da alfabetização. Além de sua importância intrínseca como parte do direito à educação, a alfabetização capacita os indivíduos e melhora suas vidas ao expandir suas capacidades de escolher um tipo de vida que possam valorizar. É também um motor para o desenvolvimento sustentável. A alfabetização é parte integrante da educação e da aprendizagem ao longo da vida com base no humanismo, conforme definido pelo Objetivo 4 de Desenvolvimento Sustentável . A alfabetização, portanto, é fundamental para uma recuperação centrada no ser humano da crise do COVID-19.
O ILD 2021 explorará como a alfabetização pode contribuir para a construção de uma base sólida para uma recuperação centrada no ser humano, com foco especial na interação da alfabetização e das habilidades digitais exigidas por jovens e adultos não alfabetizados. Ele também explorará o que torna a alfabetização habilitada pela tecnologia inclusiva e significativa para não deixar ninguém para trás. Ao fazer isso, o ILD2021 será uma oportunidade de reimaginar o ensino e a aprendizagem da alfabetização no futuro, dentro e além do contexto da pandemia.
“Ao celebrarmos o Dia Internacional da Alfabetização, a UNESCO gostaria de convidar todos os atores ao redor do mundo, no campo da educação e além, a se mobilizarem pela alfabetização de jovens, adultos e mulheres. Para que eles também tenham o direito sonhar e ser livre. “
Para mais informações e para acompanhar as ações preparadas pela UNESCO nesta data, acesse a página do Dia Internacional da Alfabetização.
Telefone: (+351) 212 592 663
Intervimos ativamente para a construção e mudança de paradigma da Economia Social e Solidária.
Pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva.