Associação ACEGIS

Nova data | Concurso Nacional de Vídeo Eu digo não ao sexismo!

 

 

Face à evolução da pandemia do Covid 19, o recomeço das aulas após o Natal foi adiado para dia 10 de janeiro de 2022. Desse modo, a data de entrega dos vídeos ao concurso Eu digo não ao sexismo passou a ser 24 de janeiro de 2022 e não dia 10 de janeiro como tinha sido anunciado.

 

Eu digo não ao sexismo! é um concurso destinado às alunas e aos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário das escolas públicas, privadas e profissionais do país, promovido conjuntamente pela PpDM (Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres) e pela CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género) em colaboração com a RBE (Rede de Bibliotecas Escolares).

A iniciativa vem responder aos desafios lançados pelo Conselho da Europa (CoE) na sua Recomendação, de 2019, “Combater e prevenir o sexismo” que considera a educação escolar uma das 9 áreas estratégicas para prevenir e combater os comportamentos e discriminações sexistas que afetam raparigas/mulheres, mas também rapazes/homens.

 

De acordo com o Regulamento do concurso, as escolas terão de enviar até dia 24 de janeiro de 2022 os vídeos produzidos pelas suas alunas e alunos e cuja duração não poderá exceder os 3 minutos, acompanhados do respetivo formulário, bem como da declaração de aluna/o e da declaração  de encarregada/o de educação. A cerimónia pública de entrega dos prémios está marcada para o dia 30 de março.

O concurso de vídeo Eu digo não ao sexismo! constitui uma forma de, através da educação, suscitar nos alunos, nas alunas e na comunidade escolar a tomada de consciência, reflexão e ação a partir da Recomendação do Conselho da Europa CM/Rec(2019) Prevenir e combater o sexismo. 

A educação, tal como a linguagem e comunicação e a internet e meios de comunicação social em linha são três dos oito domínios específicos para prevenir e combater o sexismo (Recomendação do Conselho da Europa, p. 4). 

Este concurso visa contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas, designadamente do ODS 5. 

Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas e está em conformidade com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e a Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2030.

Objetivos Gerais

São objetivos gerais do concurso promover, junto das alunas, dos alunos e da comunidade educativa, a informação e sensibilização sobre os estereótipos sexistas e prevenção e combate ao sexismo, bem como o uso competente, crítico, ético e criativo de media.

Público-Alvo

Este concurso destina-se a alunos e alunas do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário e ensino profissional, matriculados/as em escolas públicas, privadas e cooperativas e escolas profissionais.

Os trabalhos são agrupados em duas categorias: Autoria de alunas e/ou alunos do 3.º ciclo do ensino básico e ensino profissional (nível 2 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações); Autoria de alunas e/ou alunos do ensino secundário e ensino profissional (níveis 3 e 4 do QNQ.

Sessão de Esclarecimento | Formação para docentes

Vai realizar-se, no próximo dia 13 de outubro, das 17h às 20h, na modalidade a distância, via zoom, uma ação de formação acreditada, para docentes das escolas com interesse em trabalhar com as suas turmas para a participação neste concurso.

 Podem inscrever-se professores/as bibliotecários/as e docentes de escolas do 3º ciclo do ensino básico e do secundário.

Esta formação integra-se no concurso Eu digo não ao sexismo! destinado às alunas e aos alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário das escolas públicas, privadas e profissionais do país, cujo Regulamento pode ser consultado online.

Artigos Relaciondos

Ainda não recebe a nossa newsletter?

Subscreva gratuitamente a nossa Newsletter e receba as nossas notícias e artigos no seu e-mail!

Join 17.299 other subscribers

Artigos em Destaque - ACEGIS

Todos os Direitos Reservados.

Telefone: (+351) 212 592 663

Intervimos ativamente para a construção e mudança de paradigma da Economia Social e Solidária.

Pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva.

©2021 ACEGIS

Partilhar

Like this:

Like Loading...
%d bloggers like this: