- geral.acegis@gmail.com
- (+351) 212 592 663
Com uma dotação financeira de 350.000 €, o Programa tem como principal objetivo apoiar a implementação de projetos que contribuam para o combate ao racismo, à discriminação étnico-racial, à xenofobia e ao anticiganismo, e que promovam a diversidade e a cidadania ativa
Propostas artísticas que promovam a diversidade e a cidadania ativa podem candidatar-se, a partir de hoje, ao Programa de Apoio em Parceria – Interculturalidade, a nova linha de financiamento da Direção-Geral das Artes (DGARTES) que resulta de um protocolo com o Alto Comissariado para as Migrações (ACM).
Com uma dotação financeira de 350.000 € (trezentos e cinquenta mil euros), este Programa tem como principal objetivo apoiar a implementação de projetos que estimulem a fusão entre culturas e que contribuam para o combate ao racismo, à discriminação étnico-racial, à xenofobia e ao anticiganismo, incluindo formas de discriminação múltipla e intersecional, assim como a promoção da diversidade e dos valores da cidadania.
São ainda objetivos do Programa Interculturalidade promover a participação, nos projetos artísticos, de profissionais das artes com distintos perfis e origens, incluindo portugueses ciganos, imigrantes e seus descendentes, e pessoas refugiadas, estimulando a sua participação no desenvolvimento de atividades em prol das comunidades, do território envolvente e do país.
Podem candidatar-se projetos nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media), artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro), artes de rua e cruzamento disciplinar, que se inscrevam nos domínios da criação, programação e mediação — ações estratégicas que fomentem o diálogo intercultural e que contribuam para a sensibilização e captação de públicos diversificados. As propostas podem ainda contemplar a circulação nacional e internacional.
Os projetos devem ser executados entre 1 de janeiro de 2022 e 30 de junho de 2023 e incluir atividades presenciais públicas.
A verba de 350 mil euros será atribuída de acordo com diferentes patamares financeiros, entre os 10 mil e os quarenta mil euros.
As candidaturas estão abertas até 16 de novembro de 2021.
O Aviso de Abertura do Programa de Apoio em Parceria – Interculturalidade, o Acordo de Parceria celebrado entre a DGARTES e o ACM, as notas biográficas dos especialistas das Comissões de Apreciação, o Manual do Candidato e o Formulário de Candidatura encontram-se disponíveis para consulta no Balcão Artes.
Telefone: (+351) 212 592 663
Intervimos ativamente para a construção e mudança de paradigma da Economia Social e Solidária.
Pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva.