Associação ACEGIS

David Maria Sassoli

(1956-2022)

Não podemos voltar ao mundo de antes da pandemia. Precisamos de mais democracia, mais solidariedade, mais Europa.

O presidente do Parlamento Europeu, David Maria Sassoli, morreu esta terça-feira, 11 de janeiro, aos 65 anos de idade.

O presidente do Parlamento Europeu, David Maria Sassoli, faleceu no dia 11 de janeiro. O Parlamento Europeu honrará a sua memória numa cerimónia a realizar na próxima segunda-feira, dia 17 de janeiro, em Estrasburgo.

O presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, faleceu esta madrugada em Aviano (Itália), onde se encontrava hospitalizado desde 26 de dezembro. Membro do Parlamento Europeu desde 2009, foi eleito presidente da instituição em julho de 2019 para a primeira metade da legislatura.

O presidente Sassoli adotou medidas extraordinárias que permitiram ao PE desempenhar as suas funções e exercer as suas prerrogativas durante a pandemia, ao abrigo dos Tratados. Desempenhou também um papel de destaque na defesa de um orçamento de longo prazo da UE ambicioso e de um mecanismo de recuperação eficaz. Para além disso, Sassoli desempenhou um papel de liderança ao demonstrar a solidariedade do Parlamento para com os menos afortunados no início da crise pandémica, com ações de apoio nas cidades que acolhem a instituição, como a distribuição de refeições a associações de caridade e a utilização de edifícios do PE para o acolhimento de mulheres vítimas de violência. Determinado a retirar ensinamentos da pandemia, o presidente Sassoli lançou também um abrangente exercício de reflexão com os eurodeputados sobre como reforçar a democracia parlamentar.

Europeu dedicado, Sassoli disse no seu discurso perante o Conselho Europeu de dezembro: “Do que a Europa precisa – e precisa acima de tudo – é de um novo projeto de esperança. Penso que podemos construir esse projeto com base numa abordagem robusta, com três vertentes: uma Europa que inova; uma Europa que protege; e uma Europa que ilumina”.

Cerimónia de homenagem

Uma cerimónia em honra do presidente David Sassoli terá lugar na segunda-feira, 17 de janeiro, na abertura da sessão plenária, em Estrasburgo, na presença do antigo eurodeputado e primeiro-ministro italiano Enrico Letta.

O velório terá lugar em Roma, na quinta-feira, 13 de janeiro, das 10h00 às 18h00 (hora local), na Sala della Protomoteca de Campidoglio. As cerimónias fúnebres terão lugar na sexta-feira, dia 14 de janeiro, ao meio dia, na Basílica de Santa Maria degli Angeli.

Notícias em Destaque - ACEGIS

Todos os Direitos Reservados.

Telefone: (+351) 212 592 663

Intervimos ativamente para a construção e mudança de paradigma da Economia Social e Solidária.

Pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva.

©2021 ACEGIS

Partilhar

Like this:

Like Loading...
%d bloggers like this: