- geral.acegis@gmail.com
- (+351) 212 592 663
Destacou-se no Festival de Berlim, onde venceu o Prémio do Júri e chega agora às salas de cinema em Portugal. Um filme a não perder, para ver a partir de 03 de Fevereiro, no Cinema Nimas, em Lisboa, e no Teatro Campo Alegre, no Porto.
«Bachmann dá muito mais do que a matéria das sebentas: ensina dignidade e tolerância, entrando invariavelmente em confronto com o próprio sistema educativo que representa, num espaço em que aprendemos a estar e em que apetece ficar.» Francisco Ferreira, Expresso
Sinopse
Em Stadtallendorf, cidade alemã com uma história complexa no que concerne à integração e exclusão de estrangeiros, o professor Dieter Bachmann oferece aos seus alunos a chave para o sentimento de pertença. Com idades entre os 12 e os 14 anos, os estudantes são provenientes de doze países diferentes e alguns ainda não dominam a língua alemã. Bachmann está empenhado em inspirar estes cidadãos-em-construção com o sentido de curiosidade para que tenham vontade de desenvolver um vasto conjunto de saberes, disciplinas, culturas e opiniões.
Com Dieter Bachmann, Aynur Bal, Önder Cavdar
FESTIVAIS E PRÉMIOS
Festival de Cinema de Berlim – Urso de Prata (Prémio do Júri)
Festival Internacional de Cinema de Hong Kong – Prémio Golden Firebird e Melhor Documentário
Realização Maria Speth
Argumento Maria Speth, Reinhold Vorschneider
Fotografia Reinhold Vorschneider
Montagem Maria Speth
Som Oliver Göbel, Niklas Kammertöns
Produção Maria Speth
Distribuição Leopardo Filmes
BIOGRAFIA DA REALIZADORA
Nascida na Alemanha, em 1967, Maria Speth é realizadora, argumentista e produtora. Iniciou a carreira como assistente de montagem e de realização em cinema e televisão, tendo realizado a sua primeira curta, Barfuss, em 1999. A estreia em longas-metragens dá-se com o filme In den Tag Hinein, em 2001, premiado no Festival de Roterdão. Em 2007, estreia Madonas no Festival de Berlim, onde regressaria com Töchter, em 2014. Speth surge associada ao grupo designado como “Escola de Berlim”, composto por um conjunto de cineastas germânicos que emergiram na década de 90, dando novo fôlego ao cinema alemão. Mr. Bachmann and His Class (2021) é o seu mais recente trabalho.
Telefone: (+351) 212 592 663
Intervimos ativamente para a construção e mudança de paradigma da Economia Social e Solidária.
Pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva.