- geral.acegis@gmail.com
- (+351) 212 592 663
Este tratado, também conhecido como Tratado da União Europeia, surgiu da necessidade de se alargar e aprofundar as competências das instituições europeias.
O Tratado de Maastricht foi assinado a 7 de fevereiro de 1992, no edifício governamental do Governo da Província de Limburgo, sediado na capital dessa província, Maastricht, nos Países Baixos. A assinatura ocorreu durante a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.
Oficialmente designado Tratado da União Europeia, o Tratado de Maastricht assinalou o início de «uma nova etapa no processo de criação de uma união cada vez mais estreita entre os povos da Europa», atribuindo uma dimensão política às comunidades anteriores.
O Tratado de Maastricht entrou em vigor a 1 de novembro de 1993.
A Comunidade tinha por missão garantir o bom funcionamento do mercado único, um desenvolvimento harmonioso, equilibrado e sustentável das atividades económicas, um elevado nível de emprego e de proteção social e a igualdade entre mulheres e homens
A União tinha por missão definir e implementar, através de métodos intergovernamentais, uma política externa e de segurança comum. Os Estados-Membros deviam apoiar esta política ativamente e sem reservas, num espírito de lealdade e de solidariedade mútuas. Esta política tinha como objetivos: a salvaguarda dos valores comuns, dos interesses fundamentais, da independência e da integridade da União, de acordo com os princípios da Carta das Nações Unidas; o reforço da segurança da União sob todas as formas; o fomento da cooperação internacional; o desenvolvimento e o reforço da democracia e do Estado de direito, bem como o respeito dos direitos do Homem e das liberdades fundamentais.
Cabia à União desenvolver uma ação comum nestes domínios através de métodos intergovernamentais, a fim de proporcionar aos cidadãos um elevado nível de proteção num espaço de liberdade, segurança e justiça. Esta ação incidia sobre os seguintes domínios:
Estas mudanças iriam transformar a integração europeia, uma vez que Maastricht permitiu à União desenvolver novas políticas importantes para melhor servir e proteger os cidadãos da UE. Tornou a UE mais eficaz, inclusiva, transparente e responsável.
.
Entre as inovações mais relevantes do tratado destacam-se:
Telefone: (+351) 212 592 663
Intervimos ativamente para a construção e mudança de paradigma da Economia Social e Solidária.
Pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva.