- geral.acegis@gmail.com
- (+351) 212 592 663
Prevenir e sensibilizar, face à forte probabilidade de que as atuais vítimas de violência no namoro se tornarem, mais tarde, vítimas de violência doméstica.
Acesso a materiais, recursos, guias e campanhas, produzidos por entidades públicas e da sociedade civil, na área de prevenção e sensibilização da violência no namoro.
O objetivo consiste em disponibilizar materiais de prevenção, campanhas de informação e sensibilização junto dos mais jovens, para que possam compreender a verdadeira dimensão da violência no namoro e a sua prevalência na vida adulta.
A violência no namoro, a violência contra as mulheres e a violência baseada no género, são fenómenos generalizados e devem ser entendidos como uma forma extrema de discriminação e uma violação dos direitos humanos que afeta a vida quotidiana de homens, mulheres e raparigas. Deixa marcas físicas e psicológicas profundas, causa danos à saúde e, em alguns casos, resultar na própria morte.
Nesta ótica o sistema educativo pode e deve desempenhar um papel fundamental na promoção de mudanças de comportamentos e de mentalidades. Vista demasiadas vezes como uma questão privada e do foro intimo, é tolerada e aceite com demasiada facilidade. A sua erradicação não será alcançada apenas com intervenções isoladas, mas mediante uma tomada de consciência das suas causas mais profundas.
Por isso, é necessário encorajar um debate aberto sobre a violência no namoro, reconhecer e responder à amplitude, à sua natureza específica e ao impacto do fenómeno. Só a tomada de consciência das suas dimensões e consequências poderá aumentar as taxas de denúncia às autoridades e aos serviços de apoio à vítima, e conduzir à eliminação de todas as formas de violência nas relações de intimidade.
Telefone: (+351) 212 592 663
Intervimos ativamente para a construção e mudança de paradigma da Economia Social e Solidária.
Pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva.