Associação ACEGIS

Prevenção da Violência no Namoro: Centro de Recursos e Boas Práticas

Prevenir e sensibilizar, face à forte probabilidade de que as atuais vítimas de violência no namoro se tornarem, mais tarde, vítimas de violência doméstica.

Centro de Recursos e Boas Práticas

A ACEGIS lança repositório para a Prevenção da Violência no Namoro: Centro de Recursos e Boas Práticas

Acesso a materiais, recursos, guias e campanhas, produzidos por entidades públicas e da sociedade civil, na área de prevenção e sensibilização da violência no namoro.

O objetivo consiste em disponibilizar materiais de prevenção, campanhas de informação e sensibilização junto dos mais jovens, para que possam compreender a verdadeira dimensão da violência no namoro e a sua prevalência na vida adulta.

A violência no namoro, a violência contra as mulheres e a violência baseada no género, são fenómenos generalizados e devem ser entendidos como uma forma extrema de discriminação e uma violação dos direitos humanos que afeta a vida quotidiana de homens, mulheres e raparigas. Deixa marcas físicas e psicológicas profundas, causa danos à saúde e, em alguns casos, resultar na própria morte.

Nesta ótica o sistema educativo pode e deve desempenhar um papel fundamental na promoção de mudanças de comportamentos e de mentalidades. Vista demasiadas vezes como uma questão privada e do foro intimo, é tolerada e aceite com demasiada facilidade. A sua erradicação não será alcançada apenas com intervenções isoladas, mas mediante uma tomada de consciência das suas causas mais profundas.  

Por isso, é necessário encorajar um debate aberto sobre a violência no namoro, reconhecer e responder à amplitude, à sua natureza específica e ao impacto do fenómeno. Só a tomada de consciência das suas dimensões e consequências poderá aumentar as taxas de denúncia às autoridades e aos serviços de apoio à vítima, e conduzir à eliminação de todas as formas de violência nas relações de intimidade.

 

RECURSOS: Guias de Prevenção e Boas Práticas

Violentómetro

Violentómetro ajuda a identificar e a medir comportamentos de violência

Uma ferramenta que visa alertar os estudantes universitários para a identificação, prevenção e denúncia de comportamentos violentos, ou potencialmente violentos no namoro ou no casamento.

Guia Prevenção

GUIÃO DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA NO NAMORO EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO

Promovido pela Associação Plano e Financiado pela Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade, é dirigido à comunidade académica, e em particular aos/às estudantes universitários/as e, pretende constituir-se como um referencial de capacitação para a promoção da igualdade de género e para a prevenção e combate à violência de género, nomeadamente aquela que ocorre em contexto de intimidade.

Guia Intervenção

Guia de Intervenção Integrada Junto de Crianças e Jovens Vítimas de Violência Doméstica

O Guia de Intervenção Integrada junto de Crianças ou Jovens vítimas de VD tem como finalidade melhorar a intervenção junto de crianças ou jovens VÍTIMAS DE MAUS TRATOS em contexto de violência doméstica. A abordagem do Guia é centrada na criança ou jovem, como forma de garantir o respeito pela sua dignidade, vida, sobrevivência, bem-estar, saúde, desenvolvimento, participação e não discriminação, designadamente em função do género; e no combate a todas as formas de violência física ou psicológica, lesão ou abuso, abandono ou tratamento negligente, maus tratos ou exploração, incluindo o abuso sexual.

Jogo Educativo

O Unlove é um jogo digital, de sensibilização e prevenção da violência no namoro

O Unlove é um jogo digital, de sensibilização e prevenção da violência no namoro. Resulta de um projeto do MDM (Unlove/Unpop), financiado pela Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, e conta com a colaboração da Universidade de Aveiro, nomeadamente do Departamento de Comunicação e Arte e do Digimedia (Centro de Investigação em Media Digitais).

Se o teu namorado/a te controla, humilha, insulta, isola, persegue e agride, pede ajuda. Isso não é amor, é violência! ✋⛔️ #NãoPermitas! #ViolênciaNoNamoro

Susana Pereira, ACEGIS

Campanhas - Violência no Namoro

Artigos Relacionados

Todos os Direitos Reservados.

Telefone: (+351) 212 592 663

Intervimos ativamente para a construção e mudança de paradigma da Economia Social e Solidária.

Pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva.

©2022 ACEGIS

Partilhar

Like this:

Like Loading...
%d bloggers like this: