- geral.acegis@gmail.com
- (+351) 212 592 663
Novo livro organizado pelo Observatório das Desigualdades, CIES-Iscte.
O Observatório das Desigualdades publicou o livro “Que futuro para a Igualdade? Pensar a sociedade e o pós-pandemia”, com o objetivo de pensar o futuro, no pós-pandemia e para além dele, e de avançar com pistas sobre políticas públicas que promovam a igualdade e a justiça social.
Apresenta-se também como um livro para a ação, no sentido em que parte de perspetivas críticas, com o intuito de compreender o modo como evoluíram as desigualdades em cada um dos temas abordados, avançando para a enunciação de políticas públicas impulsionadoras de maior igualdade social no médio e longo prazo.
A pergunta que serviu de mote para a elaboração de cada capítulo é a mesma que surge como título do livro: “Que futuro para a igualdade?”. Os contributos aqui reunidos tentam esboçar caminhos plausíveis para uma sociedade menos desigual e mais justa, isto é, uma sociedade que funcione bem para todas as pessoas. Aborda temas como as políticas de igualdade, a cultura, o emprego, a saúde, a habitação e a educação, mas também outros menos clássicos como a financeirização da economia, do Estado e da sociedade, o regime dos cuidados, as desigualdades de género e da orientação sexual, as migrações, as desigualdades étnico-raciais e sociolinguísticas, as alterações climáticas, e uma abordagem filosófica sobre o transhumano e o pós-humano.
Carmo, Renato Miguel do; Inês Tavares; e Ana Filipa Cândido (orgs.) (2022), Que Futuro para a Igualdade? Pensar a Sociedade e o Pós-pandemia, Lisboa, Observatório das Desigualdades, CIES-Iscte
Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social
Telefone: (+351) 212 592 663
Intervimos ativamente para a construção e mudança de paradigma da Economia Social e Solidária.
Pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva.