Associação ACEGIS

A Organização Internacional para as Migrações, OIM, alerta para risco de tráfico humano das pessoas que fogem da guerra na Ucrânia

Desde que a ofensiva militar russa começou, a 24 de fevereiro, pelo menos 3 milhões de pessoas cruzaram as fronteiras fugindo do conflito.

Organização Internacional para as Migrações (OIM) está preocupada com o risco de tráfico de pessoas, bem como exploração e abuso sexual na Ucrânia e na região, à medida que o número de pessoas vulneráveis ​​que fogem da guerra continua a aumentar.

Mais de 3 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia, incluindo 162.000 nacionais de países terceiros (TCNs). A deterioração da situação humanitária e os movimentos complexos e em grande escala  correlacionam-se com o aumento da ameaça à segurança pessoal, colocando as pessoas em movimento em maior risco de exploração e tráfico humano.

Embora os casos de tráfico de pessoas sejam menos prováveis de serem identificados imediatamente após o deslocamento em massa, relatórios iniciais de dentro e de fora da Ucrânia alertam para o  risco  dos traficantes de explorar as vulnerabilidades daqueles/as que fogem da guerra.

 

Casos de violência sexual já foram relatados e entre os indivíduos que prometem transporte ou serviços, há indícios de redes criminosas de tráfico humano.  Indivíduos e membros da comunidade que prestam assistência em transporte e acomodação devem fazê-lo em coordenação com agências de proteção locais e devem facilitar o registro e compartilhar detalhes de contato, rotas de transporte e locais de acomodação para permitir supervisão e proteção apropriadas.

O diretor-geral da OIM, António Vitorino, destaca que as pessoas que estão deixando território ucraniano são na “maioria mulheres, crianças e idosos, incluindo pessoas que estão desacompanhadas ou foram separadas de suas famílias, além de nacionais de outros países.

Em 2021, a OIM na Ucrânia identificou e ajudou mais de 1.000 vítimas de tráfico. Em resposta à guerra na Ucrânia, a Organização intensificou seus esforços para estabelecer recursos e intervenções para prevenir o tráfico de pessoas tanto na Ucrânia quanto entre as pessoas em movimento em toda a região. 

Atualmente, a agência colabora com o governo do país e entidades parceiras na implementação de medidas de prevenção do tráfico humano e fornecendo aos refugiados/as informações sobre proteção e segurança para que essas pessoas possam tomar as suas decisões e estarem cientes de riscos de exploração e tráfico humano.

 

Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

Artigos Relacionados

Ainda não recebe a nossa newsletter?

Subscreva gratuitamente a nossa Newsletter e receba as nossas notícias e artigos no seu e-mail!

Últimas Notícias | ACEGIS

Todos os Direitos Reservados.

Telefone: (+351) 212 592 663

Intervimos ativamente para a construção e mudança de paradigma da Economia Social e Solidária.

Pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva.

©2022 ACEGIS

Partilhar

Like this:

Like Loading...
%d bloggers like this: