Associação ACEGIS

Estão abertas as candidaturas à 4ª edição do Prémio BPI Fundação "la Caixa" Infância que vai apoiar projetos que contribuam para quebrar o ciclo de pobreza, promovendo o desenvolvimento e capacitação de crianças e adolescentes e valorizando a família como eixo da ação socioeducativa.

O BPI e a Fundação “la Caixa” lançam a 4ª edição do Prémio Infância, um prémio que tem como finalidade apoiar projetos que visem quebrar o ciclo de pobreza, facilitem o desenvolvimento e empoderamento na infância e adolescência, e potenciem a família como eixo de ação socioeducativa.

O valor do Prémio Infância é de 1,3 milhões de euros e podem candidatar-se todas as instituições privadas sem fins lucrativos que apresentem projetos sólidos e inovadores nesta área.

Período de candidatura de 24 de maio a 27 de junho.

Em 2019, 19,1% das crianças em Portugal eram pobres. São mais de 330 mil crianças (dos 0 aos 17 anos) em situação vulnerável. Os dados são do relatório “Portugal, Balanço Social 2021”, realizado no âmbito da Iniciativa para a Equidade Social, um programa plurianual estabelecido entre a Fundação ”la Caixa”, o BPI e a Nova SBE. O mesmo estudo revela que a pobreza afetava 25,5% das famílias monoparentais, que constituem o tipo de agregado com maior taxa de risco de pobreza.

Face a esse contexto, a dotação do Prémio Infância foi este ano reforçada em meio milhão de euros, para 1,3 milhões de euros, privilegiando projetos que deem respostas sociais nas seguintes linhas prioritárias:

  • Atenção à primeira infância, incluindo o desenvolvimento de competências parentais.
  • Apoio ao reforço escolar e a ações que promovam a inclusão social através do desporto, da criatividade da música e da arte.
  • Acesso a bens e serviços básicos de alimentação, saúde e higiene infantil.
  • Ações que promovam soluções integrais para crianças com múltiplos fatores de vulnerabilidade, intervenção precoce e melhoria da qualidade de vida das crianças que sofrem de doença. 

As instituições privadas sem fins lucrativos podem apresentar as suas candidaturas até 27 de junho. Criado em 2019, o Prémio Infância já distinguiu 82 projetos, com 2,3 milhões de euros, tendo ajudado a melhorar a vida de mais de 16 mil pessoas.

Todas as candidaturas que cumpram os requisitos do Regulamento são objeto de avaliação técnica. As candidaturas mais pontuadas são submetidas a exame complementar por um grupo de avaliadores designados pelo BPI e pela Fundação “la Caixa”, a fim de validar a sua consistência. Por fim, a seleção dos projetos é realizada por um júri que analisa as candidaturas, as linhas prioritárias estabelecidas, a solidez e o impacto social.

Informação mais detalhada sobre o processo está disponível no site do BPI (https://www.bancobpi.pt/responsabilidade-social) e da Fundação ”la Caixa” (https://fundacaolacaixa.pt/pt/programas-sociais/premios-bpi-fundacao-la-caixa).

Últimas Notícias | ACEGIS

Todos os Direitos Reservados.

Telefone: (+351) 212 592 663

Intervimos ativamente para a construção e mudança de paradigma da Economia Social e Solidária.

Pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva.

©2022 ACEGIS

Partilhar

Like this:

Like Loading...