Associação ACEGIS

CoLABOR abre concurso para cinco investigadores/as, formação superior na área das Ciências Sociais e/ou Economia.

A Associação Laboratório Colaborativo para o Trabalho, Emprego e Proteção Social (CoLABOR), financiado, entre outras fontes, pelo Programa Operacional Lisboa 2020, domínio Temático da Competitividade e Emprego, através do Fundo Social Europeu (FSE), tem aberto um concurso para a contratação de cinco (5) Investigadores/as e Assistentes de Investigação para a execução do seu plano de atividades

Candidaturas até 09 de agosto de 2022.

O CoLABOR mobiliza recursos da academia, empresas, administração pública e organizações da economia social e solidária com vista ao aprofundamento do conhecimento de problemas presentes e antecipáveis em torno de três eixos de atividade: a) trabalho, emprego e tecnologia;  b) proteção social; c) economia social e solidária. Num contexto de acrescidas mudanças económicas, tecnológicas e demográficas, o CoLABOR procura analisar, através dos seus projetos, as vulnerabilidades concomitantes dos regimes de emprego e de proteção social, com a decorrente recomposição/reprodução das desigualdades e o surgimento de novos riscos societais, e promover soluções e recomendações para as políticas públicas, as instituições do terceiro setor e as empresas privadas, tendo por base a Agenda do Trabalho Digno promovida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

.

1. Investigador/a Dinâmicas Económicas dos Sistemas de Trabalho, Emprego e Proteção Social

Referência: CoLABOR/01/2022

O/A investigador/a a contratar irá reforçar a equipa de análise dos sistemas de trabalho, emprego e proteção social, nomeadamente na vertente das correspondentes dinâmicas económicas. Neste contexto, espera-se que venha a participar em projetos em curso no âmbito das linhas de investigação do CoLABOR sobre Trabalho, Emprego e Tecnologia e de Proteção Social, bem como a dinamizar novos projetos, nomeadamente em parceria com os Associados do CoLABOR e/ou com outros parceiros relevantes, em instituições académicas, públicas, da economia social ou do setor empresarial. 

Formação avançada em Economia ou outra Ciência Social relevante.

.

2. Assistente de Investigação Trabalho, Emprego e Tecnologia 

Referência: CoLABOR/02/2022

 

O/a Assistente de Investigação irá contribuir para o trabalho em curso de análise da evolução dos sistemas de trabalho e de emprego e no desenvolvimento de metodologias de análise do impacto da tecnologia no trabalho. Este trabalho baseia-se em diferentes estudos de caso, em estudos de avaliação de políticas públicas e de estratégias organizacionais e na análise de indicadores relevantes.

Espera-se assim que o/a candidato/a demonstre conhecimento em alguma das áreas de atuação da linha de investigação do CoLABOR sobre Trabalho, Emprego e Tecnologia e motivação para o estudo dos sistemas de trabalho, emprego e proteção social, de uma forma alargada, que lhe permita colaborar em diferentes projetos a desenvolver no CoLABOR, nas suas diferentes linhas.

Formação: Espera-se que as/os candidatas/os tenham formação relevante em Ciências Sociais

.

3. Assistente de Investigação Respostas sociais em Portugal 

Referência: CoLABOR/03/2022

O/A Assistente de Investigação a contratar irá reforçar a equipa da linha da Proteção Social do CoLABOR, subdividido nas áreas da Segurança Social e Economia Social e Solidária. No âmbito das suas atribuições, desenvolverá, entre outras, as seguintes atividades: 

• Participar nos projetos da linha da Proteção Social relacionados com a área das respostas sociais; • Colaborar em projetos de natureza transversal às diferentes linhas do CoLABOR; • Avaliar políticas sociais e políticas organizacionais de instituições do terceiro setor; • Participar ativamente no desenvolvimento de propostas de projetos relacionados com o tema das respostas sociais.

Formação: Licenciatura/Mestrado na área das Ciências Sociais, designadamente Serviço Social, Psicologia, Sociologia, Direito, Economia, entre outras áreas relevantes.

.

4. Assistente de Investigação (2 vagas) Análise de Dados da Segurança Social e/ou Demográficos em Portugal 

Referência: CoLABOR/04/2022 

Os/as dois/duas Assistentes de Investigação a contratar irão reforçar a equipa da linha da Proteção Social do CoLABOR, subdividida nas áreas da Segurança Social e Economia Social e Solidária. No âmbito das suas atribuições, desenvolverão, entre outras, as seguintes atividades: • Análise descritiva e multivariada de dados estatísticos; • Avaliação de políticas públicas nas áreas da Segurança Social e da Economia Social e Solidária; • Participação na elaboração e submissão de projetos; • Participação na escrita de relatórios, de artigos científicos, bem como em eventos públicos, tais como seminários e conferências.Formação: Ciências Sociais (Demografia, Sociologia, Economia) ou outras áreas relevantes com uma forte componente quantitativa.

 

Formalização de Candidaturas

As candidaturas deverão ser remetidas durante o período de abertura do concurso por correio eletrónico para o endereço geral@colabor.pt. O título do email deve referir o perfil preferencial a que corresponde(m).

Prazo de apresentação de candidatura: O concurso decorre entre 28/07/2022 e 09/09/2022.

O CoLABOR promove a igualdade de oportunidades.

Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

ACEGIS | Últimas Notícias

Todos os Direitos Reservados.

Telefone: (+351) 212 592 663

Intervimos ativamente para a construção e mudança de paradigma da Economia Social e Solidária.

Pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva.

©2022 ACEGIS

Partilhar

Like this:

Like Loading...
%d bloggers like this: