- geral.acegis@gmail.com
- (+351) 212 592 663
À medida que o novo ano letivo começa em muitas partes do mundo, novos dados da UNESCO mostram que 244 milhões de crianças e jovens entre 6 e 18 anos em todo o mundo ainda estão fora da escola. Audrey Azoulay, Diretora-Geral da Unesco, apela à mobilização coletiva de forma a garantir o direito de todas as crianças à educação e as persistentes desigualdades no acesso à educação.
A África Subsariana continua a ser a região com mais crianças fora da escola, 98 milhões, e é também a única região onde este número está a aumentar.
A região da Ásia Central e do Sul tem a segunda maior população fora da escola, com 85 milhões.
As novas estimativas da UNESCO confirmam que a diferença na taxa de meninas e meninos fora da escola diminuiu em todo o mundo.As diferenças de 2,5 pontos percentuais entre as crianças em idade escolar primária em todo o mundo e de 3,9 pontos percentuais entre os jovens em idade escolar secundária em 2000 foram reduzidas a zero, embora persistam as disparidades regionais.
A diretora-geral da Unesco alertou que com estes resultados, o objetivo de educação de qualidade para todos até 2030, estabelecido pelas Nações Unidas, corre o risco de não ser alcançado. E lança um apelo global por uma mobilização global para colocar a educação no topo da agenda internacional.
O Dia Internacional da Alfabetização deste ano será comemorado mundialmente sob o tema Transformando os Espaços de Aprendizagem da Alfabetização e será uma oportunidade para repensar a importância fundamental dos espaços de aprendizagem para a construção de resiliência como garantia de uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva para todos/as.
A nível global, um evento internacional híbrido de dois dias será organizado nos dias 8 e 9 de setembro de 2022, na Costa do Marfim. A celebração global do Dia Internacional da Alfabetização está no centro dos níveis regional, nacional e local.
Todos os anos a UNESCO celebra o Dia Internacional da Alfabetização para lembrar o mundo sobre a importância da alfabetização como uma questão de dignidade e direitos humanos
O dia 8 de setembro foi proclamado como Dia Internacional da Alfabetização (ILD) na 14ª sessão da Conferência Geral da UNESCO em 26 de outubro de 1966. Desde 1967, as comemorações do Dia Internacional da Alfabetização (ILD) acontecem anualmente em todo o mundo para lembrar a importância da alfabetização como questão de dignidade e direitos humanos.
Apesar dos progressos realizados, os desafios da alfabetização persistem, sendo por isso necessário o empenho de todos/as em direção a uma sociedade mais alfabetizada e sustentável.
Para mais informações e para acompanhar as ações preparadas pela UNESCO nesta data, acesse a página do Dia Internacional da Alfabetização.
Telefone: (+351) 212 592 663
Intervimos ativamente para a construção e mudança de paradigma da Economia Social e Solidária.
Pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva.