Associação ACEGIS

Relatório de Desenvolvimento Humano 2021-22

Tempos incertos, vidas instáveis: moldando nosso futuro num mundo em transformação”

Publicado em: 08 de setembro de 2022

Compreender e dar resposta são os objetivos do Relatório do Desenvolvimento Humano de 2021/2022, Tempos incertos, vidas instáveis: Construir o futuro num mundo em transformação. Encerra uma trilogia de Relatórios que começa com o Relatório de 2019 sobre as desigualdades, seguido do Relatório de 2020 sobre os riscos do Antropoceno, onde a Humanidade se tornou uma das principais forças motrizes das perigosas mudanças planetárias

Vivemos num mundo de preocupações e de tempos incertos.  A pandemia de Covid-19, agora no seu terceiro ano, continua a produzir novas variantes. A guerra na Ucrânia ecoa em todo o globo, causando um sofrimento humano imenso, incluindo uma crise de custo de vida. As catástrofes climáticas e ecológicas são uma ameaça diária.Temperaturas recordes, incêndios, tempestades e inundações soam o alarme dos sistemas planetários cada vez menos em sintonia. Juntos, pintam um quadro de tempos de incerteza e de vidas instáveis.Os níveis de incerteza estão a aumentar e a interagir para perturbar as nossas vidas de formas sem precedentes. 

Já enfrentámos doenças, guerras e disrupções ambientais no passado. Mas a confluência das desestabilizadoras pressões planetárias com o crescimento das desigualdades, as profundas transformações sociais para aliviar essas pressões e a polarização generalizada apresentam fontes novas, complexas e interativas de incerteza para o mundo e para todos os que o habitam.

É o novo normal. Compreender e dar resposta são os objetivos do Relatório do Desenvolvimento Humano de 2021/2022, “Tempos incertos, vidas instáveis: Construir o futuro num mundo em transformação”. Encerra uma trilogia de Relatórios que começa com o Relatório de 2019 sobre as desigualdades, seguido do Relatório de 2020 sobre os riscos do Antropoceno, onde a Humanidade se tornou uma das principais forças motrizes das perigosas mudanças planetárias

Esse novo complexo de incertezas e cada nova crise que se gera impedem o desenvolvimento humano e perturbando vidas em todo o mundo. Após a pandemia, e pela primeira vez, o valor global do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) caiu – por dois anos seguidos. Muitos países experimentaram declínios contínuos no IDH em 2021. Mesmo antes da pandemia, os sentimentos de insegurança estavam aumentando em quase todos os lugares. Muitas pessoas se sentem alienadas de seus sistemas políticos e, em outra reversão, o retrocesso democrático piorou.

Há perigo em novas incertezas, na insegurança, polarização e demagogia que dominam muitos países. Mas também há promessas – uma oportunidade de reimaginar nosso futuro, renovar e adaptar nossas instituições e criar novas histórias sobre quem somos e o que valorizamos. Este é o caminho esperançoso a seguir, o caminho a seguir se quisermos prosperar em um mundo em fluxo.

Um novo complexo de incertezas

Navegar neste novo complexo de incerteza torna-se, ainda, mais difícil em virtude das privações persistentes e das desigualdades no desenvolvimento humano.

Vivemos num mundo onde as preocupações são a nota dominante: a pandemia Covid-19 em curso, que provocou reviravoltas no desenvolvimento humano em quase todos os países e continua a provocar variações imprevisíveis; a guerra na Ucrânia e noutros locais, mais sofrimento humano no meio de uma ordem geopolítica em mutação e de um sistema multilateral repleto de tensões; temperaturas recorde, incêndios e tempestades, cada um uma campainha de alarme dos sistemas planetários cada vez mais desequilibrados; crises agudas estão a dar lugar a uma incerteza crónica e estratificada à escala mundial, contribuindo para um quadro de tempos incertos e vidas instáveis. 

A incerteza não é algo de novo. Há muito que a Humanidade se preocupa com pragas e epidemias, violência e guerra, inundações e secas. Se é verdade que várias sociedades foram subjugadas por essas circunstâncias, um igual número de sociedades aceitou essas realidades emergentes e inquietantes e encontrou formas inteligentes de prosperar. Não existem inevitabilidades, apenas duras incógnitas. A melhor resposta é uma aposta reforçada no desenvolvimento humano, procurando desencadear as capacidades criativas e cooperativas que, aliás, integram a essência da Humanidade.

Novos níveis de incertezas estão a interagir para criarem novos géneros de incerteza – um novo complexo de incerteza – nunca vistos na história da Humanidade. Além da incerteza quotidiana, enfrentada pelas pessoas desde tempos imemoriais, navegamos agora águas desconhecidas, apanhados em três voláteis contracorrentes: 

• As perigosas mudanças planetárias do Antropoceno;

 • A procura de amplas transformações sociais a par da Revolução Industrial;

• Os imprevistos e vacilações das sociedades polarizadas. 

Navegar neste novo complexo de incerteza torna-se, ainda, mais difícil em virtude das privações persistentes e das desigualdades no desenvolvimento humano. A última década colocou – finalmente – a desigualdade sob os holofotes. Contudo, as formas como as desigualdades e a incerteza contribuem para a insegurança – e vice-versa – não têm tido o mesmo foco. A variação nas oportunidades e no resultado entre e dentro das nações é espelhada pela – e interage com – a volatilidade vivenciada pelas pessoas no decurso das suas vidas. A questão complexifica-se quando assistimos a uma ordem geopolítica em curso, que paralisa um sistema multilateral concebido para o pós-guerra (não para o pós-milénio) desafios e ruturas causados por puros interesses nacionais

Relatório de Desenvolvimento Humano

O Relatório do Desenvolvimento Humano de 2021/2022, é o mais recente de uma série de Relatórios do Desenvolvimento Humano Globais publicados pelo PNUD desde 1990, como uma análise independente e intelectual e empiricamente fundamentada das principais questões, tendências e políticas do desenvolvimento.

Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

Artigos Relacionados

Todos os Direitos Reservados.

Telefone: (+351) 212 592 663

Intervimos ativamente para a construção e mudança de paradigma da Economia Social e Solidária.

Pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva.

©2022 ACEGIS

Partilhar

Like this:

Like Loading...