- geral.acegis@gmail.com
- (+351) 212 592 663
A Agenda do Trabalho Digno contempla cerca de 70 medidas, que tem como objetivo melhorar as condições de trabalho e a conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional.
Foi aprovada esta sexta-feira, dia 10 de fevereiro, a Agenda do Trabalho Digano. Trata-se de uma das maiores reformas da legislação laboral, visa combater a precariedade laboral e consequentemente valorizar os salários, promover igualdade no mercado de trabalho entre mulheres e homens, criar condições para melhor o equilíbrio entre a vida profissional, familiar e pessoal.
A Agenda do Trabalho Digno traz várias alterações ao Código do Trabalho, num total de 70 novas medidas de melhoria das condições de vida dos/as trabalhadores/as, com impacto especialmente positivo nos jovens trabalhadores e ao combate à precariedade.
A Agenda contempla cerca de 70 medidas, com os seguintes objetivos:
Quais são as principais medidas dedicadas ao combate à precariedade e aos jovens trabalhadores?
Impacto tem a Agenda na contratação coletiva. Semana de 4 dias e alterações nas baixas médicas.
Em 2023, vai ser desenvolvido um projeto-piloto para a implementação da semana de 4 dias, de base voluntária e sem perda de rendimento para os/as trabalhadores.
Os/as trabalhadores/as passam a ter a possibilidade de obter baixa médica através do serviço SNS 24, ou seja, sem recorrerem a uma consulta num hospital ou centro de saúde. Essas baixas, obtidas sob compromisso de honra, podem ser pedidas até duas vezes por ano, por períodos máximos de três dias. À semelhança do que acontece com as baixas passadas por médicos, estes dias de baixa até três dias não são remunerados, pelo empregador ou pela Segurança Social.
Telefone: (+351) 212 592 663
Intervimos ativamente para a construção e mudança de paradigma da Economia Social e Solidária.
Pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva.