Associação ACEGIS

Governo aprova três planos de ação para a área da igualdade

Igualdade entre mulheres e homens, prevenção e combate à violência contra mulheres e doméstica e combate à discriminação por orientação sexual

O Conselho de Ministros aprovou três Planos de Ação em matéria de igualdade entre mulheres e homens, de prevenção e combate à violência contra as mulheres e violência doméstica e de combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais, no âmbito Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação, para o período 2023-2026.

A Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação decorre da que foi aprovada em 2018, que teve o seu primeiro ciclo até 2021, foi alvo de uma avaliação externa em 2022 e deu origem ao novo plano, disse a Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, na conferência de imprensa do Conselho de Ministros.
 
«Esta estratégia foi importante na conceção dos três planos para a igualdade entre homens e mulheres, no combate à violência contra mulheres e violência doméstica, e no combate à discriminação das pessoas LGBTI+», afirmou.
A estratégia, «ao longo destes quatro anos teve resultados positivos, dos quais destaco a redução da diferença salarial entre homens e mulheres que era de 16% em 2015, mas ainda é hoje de 11%», e que o número de mulheres «nos Conselhos de Administração das maiores empresas do PSI20 ultrapassa já a média da União Europeia».
 
Ana Catarina Mendes referiu também que «de acordo com o índice do teto de vidro (do «The Economist»), que mede o papel e influência das mulheres na força do trabalho, tendo em conta dez indicadores, Portugal ocupa o quinto lugar dos países da OCDE, apenas ultrapassado pela Islândia, Suécia, Noruega e Finlândia, o que significa que estamos entre os melhores».
 
E lembrou que «desde a aprovação da lei para melhor representação de género na Administração Pública, temos que, em 2019 havia 39% dos cargos de direção superior ocupados por mulheres e em 2022, os cargos ocupados por mulheres são 43%».
 
«Na área da violência doméstica, que continua a ser um flagelo», as medidas permitiram prevenir e responder a alguns dos problemas, havendo mais vagas no acolhimento e no acolhimento de emergência, e mais casas de abrigo, sublinhou.
 
A Ministra firmou ainda que «o caminho não está completo e ainda há muito para fazer na área da igualdade, de onde a aprovação desde segundo ciclo, que visa aprofundar as boas práticas», e «articular melhor as políticas entre as várias áreas governativas». 
Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação – Portugal+Igual

 

A aprovação, hoje, destes três Planos para 2023-2026, vem consolidar os progressos até agora alcançados nestas áreas, tendo em vista o desenvolvimento sustentável do país e a realização de uma igualdade substantiva e transformativa.
 
 

A elaboração dos Planos baseou-se em consultas públicas que decorreram em 2022, na aprendizagem decorrente dos anteriores planos nacionais e nas recomendações das avaliações interna e externa independente, como as conclusões do “Estudo de monitorização e avaliação da ENIND – Portugal + Igual”, feito pelo Centro Interdisciplinar de Estudos de Género do ISCSP. Todas estas avaliações, motivaram o avanço de algumas alterações na ENIND e nos Planos, visando garantir uma maior eficiência e a consolidação e implementação de novas medidas.

Ao nível da ENIND, destaque para a forma de governança, com a coordenação política a ser assegurada pela Secretaria de Estado da Igualdade e Migrações, o órgão de decisão político-estratégica sobre a igualdade e não discriminação. Além disso, a coordenação técnica da Estratégia fica a cargo da CIG, que passa a ser apoiada por uma Comissão Técnica específica para o acompanhamento dos Planos de Ação, deixando de existir a Comissão Técnica de Acompanhamento da ENIND simplificando-se, desta forma, o processo de coordenação. 

Leia o comunicado na íntegra, aqui.

Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

Artigos Relacionados

Todos os Direitos Reservados.

Telefone: (+351) 212 592 663

Intervimos ativamente para a construção e mudança de paradigma da Economia Social e Solidária.

Pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva.

©2023 ACEGIS

Partilhar

Like this:

Like Loading...